quinta-feira, 28 de junho de 2018

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


28 DE JUNHO DE 2018

5ª. FEIRA DA 12ª SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor: Verde

 

1ª Leitura - 2Rs 24,8-17


Leitura do Segundo Livro dos Reis 24,8-17
8Joaquim tinha dezoito anos quando começou a reinar e reinou três meses em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Noesta, filha de Elnatã, de Jerusalém. 9E ele fez o mal diante do Senhor, segundo tudo o que seu pai tinha feito. 10Naquele tempo, os oficiais de Nabucodonosor, rei da Babilônia, marcharam contra Jerusalém
e a cidade foi sitiada. 11Nabucodonosor, rei da Babilônia,
veio em pessoa atacar a cidade, enquanto seus soldados a sitiavam. 12Então Joaquim, rei de Judá, apresentou-se ao rei da Babilônia, com sua mãe, seus servos, seus príncipes e seus eunucos. E o rei da Babilônia os fez prisioneiros. Isto aconteceu no oitavo ano do seu reinado. 13Nabucodonosor levou todos os tesouros do templo do Senhor e do palácio real, e quebrou todos os objetos de ouro que Salomão, rei de Israel, havia fabricado para o templo do Senhor, conforme o Senhor havia anunciado. 14Levou para o cativeiro Jerusalém inteira, todos os príncipes e todos os valentes do exército, num total de dez mil exilados, e todos os ferreiros e serralheiros; só deixou a população mais pobre do país.
15Deportou Joaquim para Babilônia, e do mesmo modo exilou de Jerusalém para a Babilônia a rainha-mãe, as mulheres do rei,
seus eunucos e todos os nobres do país. 16Todos os homens fortes, num total de sete mil, os ferreiros e os serralheiros em número de mil, todos os homens capazes de empunhar armas, foram conduzidos para o exílio pelo rei da Babilônia. 17E, em lugar de Joaquim, ele nomeou seu tio paterno, Matanias, mudando-lhe o nome para Sedecias. Palavra do Senhor. 

Reflexão – “um tempo no exílio”
O povo de Israel, a partir do seu rei, praticava o mal e não observava os ensinamentos do Senhor, por isso, foi deportado para o exílio na Babilônia, longe da sua terra, do seu templo. Ficaram em Jerusalém somente aqueles mais humildes e que não tinham condições nem forças para se superarem. Foi um tempo em que aparentemente, o povo de Deus foi abandonado por Ele. Tempo de penúria e de crescimento. Tempo de descoberta e reconhecimento da culpa. Os fortes são os escolhidos, os que estão à frente são os mais tentados, provados e testados. Esta leitura nos leva a refletir quão importante para nós é pôr em prática a vontade de Deus que se expressa através da Sua Palavra. Quando não damos ouvidos aos Seus ensinamentos, Deus também permite um tempo no exílio e nos prepara para enfrentar as situações difíceis da nossa vida, conscientes de que dependemos completamente do Seu auxilio. O tempo do exílio é um tempo de lamento e de reconhecimento do nosso ser pecador. Babilônia significa para nós o inimigo de Deus e somente Ele poderá nos tirar de lá. Há tempo para tudo, há também, para o exílio, expatriação, tempo em que nos sentimos separados, longe da graça, sem lar, sem templo, sem vez nem voz. Mas é tempo também de arrependimento e de expiação. Deus proverá tudo! Nós não podemos ficar somente na bonança, o Senhor sabe o tempo em que, para o nosso crescimento, as coisas precisam acontecer. –  Você já se sentiu abandonado (a) por Deus? -  O que você entende por estar no exílio?
Você também já experimentou esse tempo de solidão e abandono de Deus? – Como você conseguiu superar essa fase da sua vida?    – Você sente o poder do inimigo? – Quem é o seu maior inimigo?

Salmo - Sl 78,1-2. 3-5. 8. 9 (R. 9b)


R. Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos, ó Senhor!

1Invadiram vossa herança os infiéis, +
profanaram, ó Senhor, o vosso templo, *
Jerusalém foi reduzida a ruínas!
2Lançaram aos abutres como pasto *
os cadáveres dos vossos servidores;
e às feras da floresta entregaram *
os corpos dos fiéis, vossos eleitos.R.

3Derramaram o seu sangue como água +
em torno das muralhas de Sião, *
e não houve quem lhes desse sepultura!
4Nós nos tornamos o opróbrio dos vizinhos, +
um objeto de desprezo e zombaria *
para os povos e àqueles que nos cercam.
5Mas até quando, ó Senhor, veremos isto? +
Conservareis eternamente a vossa ira? *
Como fogo arderá a vossa cólera?R.

8Não lembreis as nossas culpas do passado, +
mas venha logo sobre nós vossa bondade, *
pois estamos humilhados em extremo.R.
9Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador! +
Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! *
Por vosso nome, perdoai nossos pecados!R.
Reflexão - O homem provado e atribulado possui um coração humilde e suplicante. Assim como nos fala o Salmo: “não lembreis as nossas culpas do passado, mas venha logo sobre nós vossa bondade, pois estamos humilhados ao extremo.”  Nós também temos tempos de exílio na nossa vida, onde nos sentimos sós, abandonados, porém nunca deveremos perder a esperança e a confiança de que o Senhor conhece toda a nossa história e sabe precisamente o tempo em que nós precisamos ser exercitados.

 

Evangelho - Mt 7,21-29


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 7,21-29
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 2lNem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus.
22Naquele dia, muitos vão me dizer: 'Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres?'
23Então eu lhes direi publicamente: 'Jamais vos conheci.
Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal. 24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa,
mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha.
26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!' 28Quando Jesus acabou de dizer estas palavras,
as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. 29De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei. Palavra da Salvação. 

Reflexão – “Condição para entrar no reino dos céus”
Neste Evangelho Jesus nos revela que a condição para que entremos no reino dos céus é estar firme no seguimento da vontade de Deus manifestada na sua Palavra. Ele nos conscientiza de que a nossa entrada no reino dos céus não acontecerá em vista de “palavras pronunciadas, orações recitadas e pregações bem elaboradas. Por esta razão, não nos adiantará clamar e chamar Senhor, Senhor, e não pôr em prática a Sua vontade que se traduz nas nossas ações. Os nossos atos têm mais eficácia do que as nossas palavras, portanto, se não praticarmos o que proferirmos tudo será igual a nada.  Praticar o mal é não fazer conforme nos direciona a Palavra de Deus e agir conforme os nossos próprios pensamentos humanos, seguindo a nossa vontade. Por isso, Jesus nos mostra no Evangelho que ouvir a Palavra e praticá-la é como construir a casa na rocha. A casa construída sobre a rocha é a vida do homem que caminha à luz da Palavra de Deus seguindo os Seus ensinamentos para enfrentar os desafios do dia a dia. A Rocha é Deus! A Rocha é o Seu Amor! A Rocha é a vontade de Deus! Assim sendo, todos aqueles que se ajustam à Sua vontade, terão uma vida firme, confiante e as tempestades, os terremotos, os ventos não os abalarão. As dificuldades da nossa vida são momentos preciosos para percebermos se estamos ou não firmados sobre a R0CHA. Quando passamos pelas dificuldades, mas não perdemos o rumo, é sinal de que estamos fundados e protegidos sob a guarda de Deus. - Como você está construindo a casa da sua vida: na rocha ou na areia? – Você já experimentou alguma tempestade na sua vida? Como ficou a sua casa? –Você sente firmeza nos seus pés nas horas das dificuldades? - Você acha que a sua vida está firmada sobre a Rocha  ou você é um “homem sem juízo”? - Em que a Palavra de Deus tem o (a) instruído.

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: