domingo, 3 de junho de 2018

EMMIR NOGUEIRA NO CONGRESSO DE JOVENS SHALOM



Emmir Nogueira no CJS

“Jovens, vocês são o maior tesouro para Deus e para nós

“Vocês são o maior tesouro para Deus e para nós. Nós damos a vida por vocês. Não há nada, abaixo de Deus, que seja mais importante para nós.”
Com essa frase, nossa cofundadora Emmir Nogueira iniciou sua pregação do Congresso de Jovens Shalom, neste sábado 02, declarando seu amor e o sentido da sua oferta aos jovens. Frase que inspira e que faz brilhar muitos olhos esperançosos por beber da fonte do Amor de Cristo por meio do carisma Shalom.
Após algumas brincadeiras sobre os desafios e os perrengues enfrentados pelos jovens até chegar neste Congresso, como dormir em colchão furado, o frio, os ácaros das cobertas, entre outros, Emmir deixa claro: “Você fez isso porque ama Jesus.”
E logo lança uma pergunta importante “O que é que faz ou transforma uma pessoa em Santo? Seria o fato de nunca pecar? Ou ter os olhos virados para o Céu? Quem sabe ser bem ativo no serviço a Deus?”
Aos poucos, no transcorrer de sua pregação, a cofundadora vai desmitificando a ideia de que para ser Santo precisa ser perfeito, sem manchas, nem feridas. E então aponta para a presença de alguém importante neste processo: o Espírito Santo. O Espírito Santo que é uma pessoa, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, aquela que santifica e queima os corações, nos ensina a amar e nos ensina sobre o Pentecostes de Amor. “E Ele (o Espírito Santo) disse para nós, Shalom, que aconteceria um Pentecostes, mas um Pentecostes de Amor. Um coração inflamado de Amor por Deus. Um Amor que vem do Espírito Santo de Deus”, afirmou.
E em meio a dinâmicas, testemunhos e Palavras do Evangelho, nossa cofundadora vai revelando que Deus deseja tirar de nós um coração de pedra e colocar em seu lugar um coração de carne. Mas para isso, é preciso ter um diálogo real e verdadeiro com o Espírito Santo, pois é Ele quem vai agindo em nós e realizando todas as coisas em nome de Deus.
“Às vezes não sabemos o que fazer para que o Espírito Santo de Deus aja em nós. Dizer ‘Vinde Espírito Santo’ é o mesmo que falar ‘Ei Você, que está em mim, que me ama tanto, que me move, que me santifica, age em mim!’ Pois o Amor de Deus é um Amor que mora em mim, que move a minha vida, transforma o meu coração, já que Jesus Cristo se deu todo, inteiramente a mim. E não há distância entre mim e o Espírito Santo.”
E já que o Espírito Santo é o Amor de Deus que nos move, Emmir faz a leitura de João 14, quando Cristo anuncia o novo Paráclito, que é o Espírito Santo de Deus: “Se vocês me amam, vão cumprir meus mandamentos. Eu rogarei ao Pai e Ele vos dará um outro Paráclito para que viva eternamente conosco.” Se Jesus é o primeiro Paráclito, nosso primeiro advogado que vem nos consolar, que vem do Pai para estar conosco, o Espírito Santo de Deus é este novo paráclito que vem em nosso socorro para conduzir toda a nossa vida.
“Quando o Espírito Santo age em sua vida, Ele é aquele que segura o outro lado de alguma situação. Quem fica contigo eternamente, te ajuda a resolver o problema e, mais que isso, te ajuda a encarar o problema, a solucionar o problema, e a crescer por causa daquele problema ou situação em que você está vivendo, ao escutar e fazer a vontade de Deus.”
Emmir também afirma que o Espírito Santo sempre nos responde diariamente e nos mostra a vontade de Deus em todos os momentos, seja no trabalho, nos estudos, nas questões mais rotineiras, e nós é que nem sempre sabemos ouvir por estar com alguma cera espiritual em nossos ouvidos. Ceras de não fazer a vontade de Deus, cera de não se confessar, cera de fazer o que é indevido, por exemplo.
“Eu posso ter uma amizade para sempre, eterna com o Espírito Santo e deixar Ele fazer o que quiser. Mas, para isso, preciso dar as costas ao mundo. E isso não significa ser cafona, ou retrô. Mas deixar o Espírito Santo nos dar as virtudes de Fortaleza, Prudência, Justiça e Temperança, que nos ajudam a não cair em pecado, não fazer besteira, vivendo pelo Espírito Santo e não pela carne, e agindo conforme a justiça de Deus.”
Nesta primeira pregação, saímos com o coração inflamado por um Espírito Santo que é Deus, que é Amor, que é amigo, que vive em nós e que age na simplicidade do nosso coração com um simples sim diário e constante. Aquele por quem nossa alma anseia e deseja se saciar a todo o instante.
Fonte: Site da Comunidade Shalom

Nenhum comentário: