terça-feira, 8 de maio de 2018

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS


8 DE MAIO DE 2018 - TERÇA-FEIRA DA SEXTA SEMANA DA PÁSCOA

1ª. Leitura – At 16, 22-34 – “o louvor quebra as correntes que nos prendem”


Algemados e presos no madeiro Paulo e Silas rezavam e cantavam hinos de louvores a Deus, com tanto poder, que “sacudiu os alicerces da prisão e todas as portas se abriram e as correntes de todos se soltaram”. O carcereiro, que antes conseguira prender no tronco os pés dos dois discípulos, não conseguiu fazer o mesmo com o Espírito Santo que os acompanhava. Ninguém prende o Espírito de Deus! O louvor a Deus é uma ação libertadora que faz com que saiamos de nós mesmos (as), quando estamos presos (as) ao medo, à tristeza, à falta de esperança e de segurança. E é justamente na hora da tribulação e da provação que o louvor tem mais poder sobre nós, pois o Espírito Santo é quem faz acontecer o “terremoto” quebrando as correntes que nos prendem. Paulo e Silas conseguiram evangelizar o carcereiro e chamaram a atenção dos outros prisioneiros. Todos nós temos a oportunidade de atrair as outras pessoas para Deus, justamente, na hora dos maiores sofrimentos, quando continuamos louvando com paciência e confiando Naquele que pode abrir para nós as portas da prisão. O carcereiro, aceitando a Palavra de Jesus, foi batizado junto com todos os seus familiares passando de algoz a protetor dos discípulos. Pela força do Espírito Santo até os nossos maiores adversários, podem um dia, tornarem-se nossos benfeitores. Deus também quer chamar as pessoas e converter as famílias por meio do nosso testemunho. A fé em Jesus nos leva à conversão e a ser luz para a conversão da nossa família. - Como você se comporta diante das dificuldades? – Você já se sentiu preso (a), amarrado (a) por algum motivo? – Qual foi a sua reação? Você já experimentou louvar na hora do sofrimento, da traição, da dificuldade? – Qual foi o entendimento que outras pessoas tiveram disso?


Salmo 137, 1-2a. 2bc-3. 7c-8 (R. 7c)

R. Ó Senhor, me estendeis o vosso braço e me ajudais. Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

Louvando na hora das dificuldades nós dizemos como o salmista: “Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes, naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma!” O louvor que sai dos nossos lábios é um grito de súplica a Deus que nos atende em todas as nossas necessidades. Deus que nos chamou e nos deu vida nunca deixará a Sua obra em nós inacabada, pois a Sua bondade é para sempre e o Seu amor por cada um de nós é eterno. Quando louvamos a Deus aqui na terra nós estamos nos ajuntando aos anjos do céu no mesmo hino e na mesma adoração.


Evangelho – Jo 16, 5-11 – “A promessa do Pai ”


Quando Jesus falou aos Seus discípulos sobre as coisas que iriam acontecer eles ficaram tristes e não compreenderam. Também não intuíram sobre a grande graça que lhes iria advir depois que Ele voltasse para o céu. Fiel ao Projeto do Pai Jesus fizera tudo o que estava escrito nas Escrituras para que todos alcançassem a salvação e pudessem ter comunhão com Deus, agora, então, Ele teria que voltar para o Pai a fim de que se cumprissem todas as Suas promessas. Na verdade, eles ainda não haviam compreendido que Jesus era o Filho de Deus e que viera numa missão inovadora. Mesmo diante da promessa de que iria nos enviar o Defensor e Advogado, Aquele que esclareceria todas as nossas dúvidas, os discípulos desconfiavam. Hoje, porém, nós já percebemos que o Espírito Santo é quem nos faz enxergar o nosso pecado, é Ele quem nos ensina a viver a justiça nos livrando da mentalidade do mundo julgador que prega a tirania, o interesse próprio, o cobiçar todas as coisas. O Espírito Santo é o Enviado do Pai e do Filho para nos santificar e nos fazer trilhar o caminho do céu desde já. O Espírito Santo é quem nos ajuda a enxergar as coisas que não estamos “vendo”, porque fogem do alcance dos nossos olhos físicos. Ele nos auxilia a não cair no pecado e nas teias do inimigo de Deus, o qual já foi julgado, condenado e vencido por Jesus. Precisamos, portanto, estar convencidos disso: o pecado não tem mais poder sobre nós, mas sim, o Espírito Santo que nos faz pertencer Àquele que é Justo, Jesus Cristo, nosso Senhor. Estamos livres do pecado e da morte, não temos mais parte com o mal e uma grande prova disso é que dentro do nosso coração há esperança de que seremos santos. – Você agora entende porque Jesus teve que voltar para o céu? – Você sente-se órfão (a) de Deus ou já assumiu a força do Espírito Santo? – Você O tem como advogado, conselheiro e defensor? – Você tem aproveitado a ação do Espírito Santo na sua vida? – O que Ele tem feito você compreender? – Você já reconhece o seu pecado, já sabe o que é a justiça e o julgamento?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho








Nenhum comentário: