segunda-feira, 7 de maio de 2018

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


7 DE MAIO DE 2018 - SEGUNDA-FEIRA DA SEXTA SEMANA DA PÁSCOA-

At dos Apóstolos 16,11-15
Leitura dos Atos dos Apóstolos 16,11-15– “A oração em família”

A serviço do reino, os discípulos percorriam as cidades pregando o Evangelho de Jesus Cristo, e, sob a condução do Espírito eles seguiam o caminho, conforme o coração de Deus. Atraídos para um lugar onde “havia oração”, eles encontraram mulheres que, ao ouvi-los falar de Jesus, abriram o seu coração para tudo quanto lhes era anunciado. Quando estamos a serviço de Deus e nos deixamos conduzir pelo vento do Espírito Santo, nós somos atraídos para os ambientes onde entramos em sintonia com Ele. Dessa forma, hoje também Jesus quer tocar o coração de homens, de mulheres e de famílias, que desejam ter uma vida de intimidade com Ele através da oração, do louvor, da contemplação, da adoração ao Santíssimo e da Eucaristia. Por isso, Jesus nos propõe cultivar a oração, principalmente, no ambiente da nossa casa, no seio da nossa família, onde possamos nos reunir para partilhar a Palavra e a vida. A oração que se fizer, pessoalmente, a sós com Deus, repercutirá nas nossas ações e extrapolará dentro da nossa casa, na nossa comunidade e no mundo. “Família que reza unida permanece unida”! Essa é uma das mais belas afirmações que já se ouviu e uma verdade que se comprova na vida de quem a experimenta. Quando nos reunimos para rezar em família, o Senhor permanece conosco e, assim, nós também conseguimos abrir as portas da nossa casa para homens e mulheres de boa vontade que vêm nos trazer a alegria da boa nova. Os membros de uma família que louva, ora e adora, hão de ter um coração alegre, pacificado e consciente de que são muito amados (as) pela Santíssima Trindade. Quando oramos nós colocamos a Santíssima Trindade no centro da nossa vida. – Na sua casa também há oração? – A sua família reza unida para permanecer unida? – Na sua casa se fala de Deus? – Você acolhe as pessoas que vêm trazer a paz para a sua família?

Salmo 149, 1-2. 3-4. 5.6a.9b (R.4a)
R. O Senhor ama seu povo, de verdade. Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

Só saberemos que o Senhor nos ama de verdade, quando nos abrirmos às suas manifestações de Amor. Aí, então, nós também saberemos corresponder ao Seu amor com cânticos e louvores. Jesus é a alegria dos homens e quando nós cantamos, dançamos e enaltecemos a Deus nós estamos humildemente assumindo a coroa da vitória. O canto novo é o canto que provêm do nosso coração reconhecido e a nossa glória é exaltar o Nome de Deus com cânticos de louvor e adoração!

Evangelho – Jo 15, 26 -16,4ª - “o Espírito Santo é quem dá testemunho de Jesus”

Enquanto não tivermos uma experiência concreta com Jesus Salvador, nós próprios nos tornaremos antagonistas da nossa felicidade. A ignorância é o maior adversário no nosso processo de conversão a Jesus Cristo. Por isso, muitas vezes, em nome de Deus nós aprisionamos as pessoas que estão a serviço do amor e da verdade. Com efeito, Jesus nos adverte para que não nos admiremos com as ações daqueles que não estão em sintonia com o projeto do Pai. Eles agem por ignorância. O Senhor nos mostra isto quando diz que os que agem contra os princípios evangélicos são os que não conhecem o Pai, o Filho e o Espírito Santo que é o Amor. O Espírito Santo, no entanto, é o nosso defensor e também um verdadeiro guia das nossas ações. É Ele quem dá testemunho de Jesus Cristo. Se não estivermos em sintonia com o Espírito de Deus, podemos nos equivocar mesmo quando servimos a Deus e a Ele prestamos culto. As nossas ações precisam ter coerência com o pensamento de Deus para que a nossa fé não seja abalada nem tampouco a fé das pessoas com quem convivemos. O nosso testemunho de vida é a prova da nossa fidelidade a Jesus e ao que Ele tem nos ensinado desde o começo da nossa caminhada. Por outro lado, não devemos nos desesperançar quando nos depararmos com o contratestemunho de alguns “pseudo cristãos”, muito pelo contrário, precisamos nos lembrar do que Jesus já nos recomendou e seguir adiante na nossa caminhada. – Você teme as pessoas que o (a) desafiam em nome de Deus? – Você tem pedido ao Espírito Santo que o (a) defenda dos “ignorantes de Deus”? – Você continua firme mesmo quando é perseguido (a) pelas ideias do mundo? – Você tem dado testemunho de que realmente conhece a Deus?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: