sábado, 5 de maio de 2018

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

5 DE MAIO DE 2018 - SÁBADO DA QUINTA SEMANA DA PÁSCOA

-1ª. Leitura – At 16, 1-10 - “as recomendações do Espírito Santo”


A ação do Espírito Santo na caminhada dos primeiros cristãos foi impressionante! As pessoas que iam conhecendo a Jesus tornavam-se logo missionários e eram guiados pelo Seu poder, compreendendo claramente todas as recomendações: o que fazer ou não fazer, pra onde ir e pra onde não ir. Por essa razão, a Igreja fortalecia-se na fé e, crescia em número de seguidores. Precisamos ter consciência de que o Espírito Santo é o mesmo e que hoje, também, Ele está pronto para nos orientar e nos dirigir na nossa caminhada, por isso não precisamos ficar angustiados (as) e aflitos (as) diante dos nossos desafios. O Espírito Santo foi enviado para nos ajudar a superar as barreiras, iluminar o caminho pedregoso, revelar passo a passo o que é bom para nós. É Ele também quem nos dá visão para enxergarmos as nossas limitações e nos capacita para que cresçamos nas nossas potencialidades. Ele nos revela por meio de sinais aonde precisamos ir e nos impulsiona a nos envolver no projeto de Deus para a vida das pessoas. Assim como Paulo teve a visão do macedônio que lhe pedia ajuda, nós também, pelo poder do Espírito, intuímos sobre as sugestões de Deus para a nossa missão de edificadores do reino de Deus e anunciadores da Salvação de Jesus. –
O Espírito Santo tem lhe mostrado alguém que precisa da sua ajuda? – Você tem obedecido às Suas sugestões? – Você acha que poderá um dia ser cobrado pela desobediência ao Espírito Santo?


Salmo 99, 2. 3. 5 (R. 2a)

R. Aclamai o Senhor, ó terra inteira. Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

Servir ao Senhor com alegria é a característica de quem é filho de Deus Pai. Se, servimos a Jesus, estamos também servindo ao Deus que nos criou. Nós sabemos que somos do Pai e só a Ele pertencemos e que o Seu amor é fiel eternamente e a Sua bondade perdura para sempre. Nunca podemos servi-Lo com má vontade, nem resmungando, pois, o nosso desígnio é louvar, adorar e servir a Deus.


Evangelho – Jo 15, 18-21 – “Por que somos odiados pelo mundo?”


Neste Evangelho Jesus nos exorta a não estranhar nem nos admirar quando formos perseguidos por procurar viver uma vida honesta e fiel a Deus, vivenciando o Evangelho. Ele mesmo nos explica: “Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence... Eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia!” O mundo tem uma mentalidade contrária a tudo quanto Jesus no ensina e nós nunca seremos bem acolhidos no mundo se não agirmos como ele prega. Quem não aceita a Jesus vive na ignorância e não conhece o amor perfeito do Pai. Se queremos seguir a Jesus e somos seus servos, então, também seremos perseguidos. Portanto, precisamos ter bem em mente que nunca seremos amados pelo mundo e não experimentaremos a sua paz, pois, ele anda na contramão dos ensinamentos de Jesus. Mesmo sabendo disso, muitas vezes também esperamos receber muito do mundo, consequentemente temos que nos contentar apenas com migalhas, quando somos bem-sucedidos nas coisas daqui que logo passam. Às vezes, também, não admitimos a existência da luta, da conquista, da perseguição achando que, se somos de Deus Ele tem a obrigação de tirar todos os obstáculos da nossa frente. No entanto, Deus nunca irá nos mostrar o caminho completo. Ele guia os nossos passos na medida em que enfrentamos os obstáculos. Por isso, Jesus mesmo nos avisou: “Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós”. Nós estamos no mundo, porém não pertencemos a ele, assim sendo, nunca poderemos nos amoldar a ele. – Você entende o que é não ter parte com o mundo? – Você realmente pensa diferentemente do mundo? – O que você tem esperado da sua vida: acomodação, sucesso, vida mansa, tudo dentro dos conformes? – Você quer ser discípulo (a) de Jesus? – O que você tem sofrido em Nome de Jesus?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: