quinta-feira, 31 de maio de 2018

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


31 DE MAIO DE 2018 - QUINTA FEIRA - SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO CORPUS CHRISTI -

 1ª. Leitura – Ex 24, 3-8 – “uma aliança selada com o sangue de novilhos”


Moisés aspergiu o povo com o sangue dos animais e proclamou a aliança com o Senhor, dizendo: “Este é o sangue da aliança que o Senhor fez convosco, segundo todas estas palavras”. Assim Moisés estabeleceu uma Aliança entre Deus e o Seu povo e transmitiu a ele todos os decretos que o Senhor lhe havia recomendado. Diante daquele ritual e como sinal do compromisso assumido o povo respondeu em coro prometendo fazer tudo o que o Senhor lhe ordenasse. A Aliança foi selada quando jovens israelitas ofereceram holocaustos e imolaram novilhos como sacrifícios pacíficos ao Senhor. O sangue dos animais sacrificados servia para purificar os pecados dos homens. Hoje nós já temos consciência de que Moisés, como que prefigurando Jesus, foi o mediador entre Deus e o povo de Israel, de uma aliança selada com o sangue de novilhos. Não era uma aliança eterna, mas mesmo assim, era um pacto de obediência que se fazia diante de Deus. A liturgia de hoje celebra a Nova Aliança que Jesus estabeleceu conosco: seu Corpo doado e seu Sangue derramado. A nossa Aliança com Deus é perpetrada no nosso coração quando recebemos o nosso Batismo. Tornamo-nos eternamente, Seus filhos e filhas e somos purificados (as) pelo Sangue do Cordeiro de Deus, Jesus Cristo. - Você já assumiu a Aliança com Deus? – Você tem consciência de que esta é uma Aliança eterna, isto é, para sempre? – Você tem exercido os seus deveres em função da Aliança que o Senhor fez com você? – Você é obediente à Lei do Senhor?





Salmo 115,12-13.15.16bc.17-18 (R. 13)

R. Elevo o cálice da minha salvação,invocando o nome santo do Senhor. Ou:R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.

O que podemos fazer: “Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor”! Isto mesmo, oferecer ao Senhor o nosso coração como cálice para que o Seu Sangue nos purifique, nos dignifique, nos dê uma veste de santos, quebrando em nós os grilhões da escravidão ao pecado.


2ª. Leitura Hebreus 9,11-15 – “Cristo, mediador de uma aliança perfeita “


A Aliança que Jesus veio fazer conosco é uma Aliança perfeita, pois foi selada com o seu Sangue que purifica a nossa consciência das obras mortas, e nos capacita a servir ao Deus vivo. Cristo veio como Sumo Sacerdote dos bens futuros, e com o seu próprio sangue obteve para nós uma redenção eterna. Assim sendo, Deus selou uma aliança definitiva com o sangue do Seu próprio Filho. Através da Nova Aliança nós
recebemos a promessa da herança eterna, por isso, nunca poderemos nos esquecer de que Jesus é o mediador de uma nova Aliança e que, pela sua morte Ele reparou as transgressões cometidas no decorrer da primeira aliança. Portanto, em Jesus Cristo, tudo se faz novo e o Seu sangue cobriu todos aqueles que viveram antes da sua Morte e Ressurreição. Por causa de Jesus nós somos dignitários da promessa de Deus que é a vida eterna. Deste modo, não podemos ficar paralisados (as) nas nossas obras do passado, pois temos Alguém que já firmou uma Aliança Eterna com o Pai, para a remissão dos nossos pecados. Somos herdeiros (as) da promessa e recebemos o Espírito Santo. – Você tem consciência da Nova e Eterna Aliança que Jesus fez com o Pai, para você? – Você fica preso (as) às faltas do passado? – Você já se deixou lavar pelo sangue de Jesus? – Faça uma oração hoje e se entregue a Jesus para que Ele lave e purifique a sua alma!


Evangelho - Mc 14,12-16.22-26 – “o pão que veio do céu”


Reunido com Seus discípulos, na última ceia, enquanto celebravam a Páscoa, Jesus tomando o pão e o vinho, deu graças ao Pai e entregou-os, para que eles comessem o Seu Corpo e bebessem o Seu Sangue. Dessa maneira, Jesus já antecipava o que logo depois iria acontecer e proclamava a Nova e Eterna Aliança que iria ser perpetrada em favor dos homens. Foi, então, que Jesus instituiu a Eucaristia que é a memória da sua Paixão, Morte e Ressurreição para que nos apossemos da Sua graça e tenhamos a nossa alma fortalecida. Foi por amor a nós que Jesus se ofereceu como alimento e bebida de vida plena, por isso, o pão que é a Sua carne é a nossa verdadeira comida e o vinho que é o Seu Sangue, é a nossa verdadeira bebida. A Páscoa foi preparada de acordo com as ordens de Jesus, da mesma forma nós também devemos estar sempre preparados pela Palavra de Jesus para comermos na Ceia Pascal o alimento que nos dá a vida eterna. Quanto mais nos alimentamos com Jesus, mais nos pareceremos com Ele e mais seremos reconhecidos pelo Pai. A Eucaristia é, portanto, Jesus, o vinho novo do reino de Deus! É quem nos traz a alegria, a paz interior, a força e o equilíbrio. Isto tudo, nós percebemos na nossa vida quando nos fortalecemos com o pão que veio do céu. – O que a Eucaristia tem feito em você? – Você está se tornando parecido (a) com Jesus? – O que JESUS tem lhe sugerido como preparação para celebrar a Eucaristia? – Você tem feito como o Senhor tem mandado? – Você se sente fortalecido pelo amor de Jesus?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: