quarta-feira, 16 de maio de 2018

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


16 DE MAIO DE 2018 - QUARTA-FEIRA DA SÉTIMA SEMANA DA PÁSCOA

1ª. Leitura – At 20, 28-38 - “cuidai de vós”


As recomendações de Paulo aos anciãos da Igreja de Éfeso, hoje também valem muito para nós: “cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, sobre o qual o Espírito Santo vos colocou como guardas, para pastorear a Igreja de Deus...” Se tivermos consciência de que foi o Espírito Santo de Deus quem nos colocou no lugar onde nós exercemos o nosso ministério, nós saberemos que o próprio Espírito nos formará e
nos dará condições para sermos fiéis no exercício da nossa missão. Cada um de nós, dentro da sua realidade, é sentinela de alguém que nos foi entregue para ser “pastoreado”, isto é, cuidado, tratado, orientado. Em qualquer função que exerçamos, todos nós temos a nossa porção de responsabilidade na edificação do reino de Deus aqui na terra. No entanto, precisamos ter consciência de que não somos eternos e que precisaremos nos afastar um dia do nosso rebanho e outros assumirão o nosso papel. Entretanto, enquanto estivermos no desempenho da nossa missão devemos estar alertas, pois aparecerão aqueles (as) que tentarão destruir o projeto que Deus realiza por meio de nós. Os lobos ferozes são todos os que procuram nos desvirtuar e tirar-nos do verdadeiro caminho. Eles estão infiltrados em todos os lugares. Por isso, necessitamos atentar bem nas palavras de São Paulo quando ele diz: “cuidai de vós”. Às vezes, nos limitamos a cuidar do rebanho e não percebemos que, pessoalmente, nós também caímos nas garras dos lobos ferozes e nos deixamos vencer pelas tentações do orgulho, da vaidade. São Paulo nos instrui a nos entregarmos a Deus e à Sua mensagem de salvação, isto é, à Sua Palavra que tem poder para nos edificar e nos dar a herança da santidade. Por isso, ele nos ensina a não cobiçar nem invejar a vida de ninguém, mas trabalhar para nosso sustento próprio e daqueles que dependem de nós. Por fim, ele nos adverte a ajudar os mais fracos, recordando as palavras de Jesus: “há mais alegria em dar do que em receber!” - Você tem cuidado de si mesmo (a), exercitando a humildade, reconhecendo que é por graça do Espírito Santo que está a serviço do Senhor? – Quem são as pessoas a quem você considera do seu rebanho: seu pai, sua mãe, seus filhos, seus irmãos e irmãs de sangue e de comunidade? – Você orienta, coordena ou aconselha a alguém? – Como está o seu rebanho? – Você se alegra quando partilha o que tem com alguém?


Salmo 67, 29-30. 33-35a. 35b-36c (R. 33a)

R. Reinos da terra cantai ao Senhor. Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

O salmista suplica ao Senhor Deus que manifeste o Seu poder por meio de seu povo a fim de que ele possa dar testemunho da intervenção divina a todos os reinos da terra. O Senhor eleva a Sua voz poderosa e se faz ouvir por todos os povos por meio do canto dos nossos lábios. Assim todas as nações saberão que o Senhor é o Rei do Universo. Bendiga ao Senhor com esse salmo e se faça seu instrumento aqui na terra, expressando com palavras, cânticos e ação de graças o Seu poder amoroso.

Evangelho – Jo 17, 11b-19 - “a unidade, a alegria e a verdade”

Na nossa carteira de identidade de cristãos autênticos, devem constar três elementos importantíssimos: a unidade, a alegria e a verdade. Por isso, neste Evangelho Jesus rogou ao Pai pelos Seus discípulos, estendendo a Sua súplica, por todos nós que haveríamos de crer Nele, a fim de que sejamos um assim como Ele e o Pai são UM e que a Sua alegria seja plenamente realizada em nós, consagrados na verdade da Sua Palavra. Com efeito, na Sua oração Jesus pede ao Pai a unidade de mentalidade e de coração, nos distinguindo daqueles que são do mundo, isto é, os que não O têm como Salvador, porque não acreditam que Ele foi enviado pelo Pai. Sabendo que ia para junto do Pai, Jesus pede por todos nós que ficamos aqui a mercê do maligno, que é o príncipe do mundo. Precisamos refletir nisso: nós estamos no mundo, porém, não somos do mundo, porque fomos consagrados a Deus pela Sua Palavra que é a verdade e o mundo prega a mentira. Entretanto, mesmo estando no mundo, nós cristãos, podemos ver a alegria de Cristo realizada na nossa vida. A alegria de Jesus está expressa na Palavra que Ele nos deixou e que nos revela a Fa paz, providência, perdão, coisas que o Mundo rejeita porque não compreende. Quem segue os ensinamentos de Jesus não pode considerar-se propriedade do mundo. Por isso, ele nos envia ao mundo para que todos O conheçam e cheguem a usufruir de tudo quanto nós recebemos. Precisamos ser fiéis ao pedido que Jesus fez ao Pai e nos conservarmos unidos para que sejamos um com Jesus e o Pai. – Como é o seu modo de pensar: de acordo com o mundo ou como Jesus ensinou? - Você se considera uma pessoa consagrada a Deus? – Você tem alguma dúvida em relação ao que Jesus veio ensinar? – Você luta pela unidade da sua família?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: