domingo, 13 de maio de 2018

REFLETINDO SOBRE O EVANGELHO


Marcos 16,15-20

SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR ANO B
A liturgia na Igreja neste domingo neste domingo comunica-nos a Solenidade da Ascensão do Senhor; Jesus despede-se de seus discípulos. É a festa da elevação à plenitude, a festa da despedida, mas não da ausência. São muitas as interpretações dadas esse importante acontecimento na vida da Igreja nascente e atual. Cristo, encerrando sua atividade terrena visível, ascende ao céu e assinala, desse modo, o nascimento da vocação missionária da Igreja. Esta solenidade diz ainda que, doravante, a Boa Nova de Jesus, que deverá ser anunciada, não exclui homem algum: todas as nações serão, pelo mandamento e pelo direito divino, destinatárias da vida e do amor de Cristo. Portanto, essa radical vocação missionária da Igreja, nascida no dia da Ascensão, revela o último amor realizado por Jesus na sua vida terrena. Na Ascensão, Cristo Ressuscitado escondeu-se dos nossos olhos físicos para que pudéssemos contemplá lo à luz da fé e sob a ação do Espírito Santo.  Pela ação do Espírito Santo, que é o “alter ego” (o outro eu) de Jesus, derrama-se o amor de Cristo no coração dos que creem.
Portanto era necessário que Jesus voltasse ao pai a fim, de que o Espírito realizasse sua obra no coração dos seres humanos. A invisibilidade material de Deus torna-se a saúde e a salvação dos nossos olhos materiais e a condição para nossa liberdade. Se Deus se manifestasse visivelmente com toda a sua majestade e esplendor, seríamos petrificados na sua luze abocanhados pela sua glória. Medo, terror, extrema admiração engoliriam a nossa liberdade. Deus, portanto, porque nos ama, esconde-se ante os nossos olhos físicos para se revelar aos que livremente creem através dos olhos da fé.
O evangelho refletido hoje (Mc 16,15-20) inicia-se com a ordem de Jesus: “vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a toda criatura”. A grande missão da comunidade cristã é anunciar o que o Mestre anunciou: a boa notícia do mundo novo, inaugurado por Ele mesmo.
No anúncio quatro sinais acompanham aqueles que acreditam em Jesus: 1)Expulsar os demônios, ou seja, desalienar as pessoas. 2) Falar línguas, falar a linguagem do amor que une a todos. 3) Pegar serpentes e beber o veneno delas – ter o domínio sobre o mal, sem se deixar levar pela corrupção. 4) Curar os doentes, lutar pela saúde e dignidade de todos.
Não podemos pensar em Ascensão com categorias humanas, como se Jesus subisse como o foguete de um astronauta para o céu e se ausentasse de nós ara sempre no espaço sideral. Ao contrário, Deus está presente em todos os tempos e lugares. O fato de os cristãos esperarem por Jesus não deve deixá-los passivos, mas leva-los a missão. É preciso descruzar os braços, deixar de olhar passivamente para o céu, encarar a realidade que nos cerca e nos comprometer com o testemunho de Jesus. Peçamos ao Pai, através de seu Espírito Santificador, que, na celebração deste domingo que o Senhor sobe aos céus e nos dá o dom de sermos suas testemunhas, possamos trabalhar no anúncio da pessoa de Jesus Cristo, como boa notícia, como um presente. Que na nossa evangelização possa surgir um católico mais consciente e de qualidade e não apenas por herança familiar ou tradição 
Pe. Raimundo Neto

Pároco de São Vicente de Paulo

Nenhum comentário: