quarta-feira, 23 de maio de 2018

PAPA NOMEIA ADMINISTRADOR APOSTÓLICO PARA A EPARQUIA GRECO-MELQUITA



 


Dom Sérgio de Deus Borges / Foto: CNBB

Vaticano, 23 Mai. 18 / 11:30 am (ACI).- O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira como Administrador  Apostólico da Eparquia Greco-Melquita Nossa Senhora do Paraíso, em São Paulo, Dom Sérgio de Deus Borges, até então Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.
A Eparquia Greco-Melquita Nossa Senhora do Paraíso, ou Eparquia Nossa Senhora do Paraíso em São Paulo dos Greco-Melquitas é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Greco-Católica Melquita no Brasil, sendo uma das igrejas Sui Iuris em comunhão com a Igreja Católica Apostólica Romana.
Foi instituída em 26 de maio de 1972 pelo Papa Paulo VI. Sua Sé a Catedral de Nossa Senhora do Paraíso em São Paulo, utiliza o rito litúrgico bizantino e tem o grego e o árabe como línguas litúrgicas.
Esta Eparquia estava com Sede Vacante após a transferência de Dom Joseph Gébara à Arquieparquia de Petra e Filadélfia (Jordânia) dos Greco-Melquitas.
O novo Administrador Apostólico, Dom Sérgio de Deus, nasceu em Alfredo Wagner (SC) no dia 4 de setembro de 1966.
Cursou Filosofia de 1985 a 1987 com os Freis Capuchinhos em Ponta Grossa e os estudos Teologia no Instituto Teológico Paulo VI, em Londrina, de 1989 a 1993. De 1997 a 2000 fez o mestrado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma, e tem especialização em Direito do Matrimônio e da Família, pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz de Roma.
Foi ordenado sacerdote em 6 de fevereiro de 1993, sendo incardinado na Diocese de Cornélio Procópio (PR). Em 27 de junho de 2012, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e recebeu a ordenação episcopal em 18 de agosto do mesmo ano, em Cornélio Procópio (PR), tendo como lema episcopal ”Por este sinal, vencerás” (Jo 3,14-15).
Fonte: ACI Digital

Nenhum comentário: