sábado, 19 de maio de 2018

O CATECISMO ENSINA: OS 8 SURPREENDENTES SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO




Espírito Santo / Crédito: Flickr Lawrence OP (CC-BY-NC-ND-2.0)

REDAÇÃO CENTRAL, 19 Mai. 18 / 07:00 am (ACI).- O Espírito Santo é a Terceira Pessoal da Santíssima Trindade, que coopera com o Pai e o Filho desde o começo da história. Na véspera de sua festa, Pentecostes, que celebraremos neste domingo, recordamos 8 símbolos que, segundo o Catecismo, o representam.
1. Água
O simbolismo da água é significativo da ação do Espírito Santo no Batismo, pois se torna em sinal sacramental do novo nascimento.
2. Unção
Simboliza a força. A unção com o óleo é sinônimo do Espírito Santo. No sacramento da Confirmação, unge-se o confirmado para prepará-lo para ser testemunho de Cristo.
3. Fogo
Simboliza a energia transformadora dos atos do Espírito.
4. Nuvem e luz
Símbolos inseparáveis nas manifestações do Espírito Santo. Assim, descendo sobre a Virgem Maria para “cobri-la com sua sombra”; no Monte Tabor, na Transfiguração; no dia da Ascensão; aparece uma sombra e uma nuvem.
5. Selo
É um símbolo próximo ao da unção. Indica o caráter indelével da unção do Espírito nos sacramentos e fala da consagração do cristão.
6. A Mão
Mediante a imposição das mãos, os Apóstolos e agora o Bispo transmitem o “dom do Espírito”.
7. O Dedo
“É pelo dedo de Deus que Jesus expulsa os demônios” (Lc 11,20). O hino “Veni Creator Spiritus” invoca o Espírito Santo como “digitus paternae dexterae” (“Dedo da mão direita do Pai”).
8. A Pomba
No Batismo de Jesus, o Espírito Santo aparece em forma de pomba e paira sobre Ele.


Fonte: ACI Digital

Nenhum comentário: