quinta-feira, 31 de maio de 2018

CORPUS CHRISTI COM O PAPA FRANCISCO EM OSTIA NO DOMINGO



A Solenidade de Corpus Christi este ano será celebrada pelo Papa Francisco na localidade de Ostia.
Cidade do Vaticano
No domingo, 3 de junho, Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, o Papa Francisco irá à localidade de Ostia, próximo a Roma, onde às 18 irá presidir a Missa na praça em frente à paróquia de Santa Monica (praça homônima), seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento. O Vatican News transmitirá a Missa e a Procissão, com comentários em português, a partir das 12h55min, horário de Brasília.
Irão concelebrar o arcebispo Angelo de Donati, vigário do Papa para a Diocese de Roma, os bispos auxiliares e os sacerdotes das paróquias de Ostia, com um bilhete especial emitido pelo Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice. Não está prevista a concelebração para os outros sacerdotes.
Procissão com o Santíssimo

Após a Missa, haverá uma procissão com o Santíssimo Sacramento que percorrerá uma distância de um quilômetro e duzentos metros, passando por algumas ruas da localidade na costa romana, que para a ocasião serão fechadas ao tráfego: Piazza Santa Monica, Via delle Sirene, Corso Duca di Genova, via della Corrazzata, via del Sommergibile, via dell'Idroscalo. A procissão se concluirá no estacionamento na via della Martinica, perto da paróquia de Nossa Senhora de Bonaria, onde o Santo Padre concederá a bênção eucarística.
Acesso aos fiéis

Na Piazza Santa Monica e no estacionamento da Via della Martinique, os fiéis terão que passar pelas verificações de segurança habituais. Não haverá ingressos para participar dos ritos do Corpus Domini: o acesso é gratuito e aberto a todos. Somente as crianças e jovens das paróquias terão um crachá de reconhecimento em seus pescoços. Será necessário um passe para os doentes e pessoas com necessidades especiais, para quem serão reservados dois setores, tanto na Piazza Santa Mônica quanto no estacionamento da Via Martinica. Todos aqueles que realizam um serviço litúrgico durante a Missa e a procissão também terão o crachá.
Quebra de tradição

Por mais de quarenta anos, Corpus Christi foi celebrado em São João de Latrão: "Quebra-se uma tradição, mas se dá início a outra - sublinha o bispo do setor sul, que faz parte de Ostia, Dom Paolo Lojudice, recordando que -  “até 1978, com Paulo VI,  vi a celebração do Corpus Domini em várias e diferentes áreas da cidade”.
“Em 1968, o próprio Papa Montini celebrou o Corpus Christi em Ostia. Creio que faz parte da lógica pastoral do Papa Francisco, no seu “magistério dos sinais", que quer levar a Igreja para fora, pelas ruas, às periferias, na proximidade dos ambientes e as situações mais delicadas".
E ainda: "O próximo domingo é uma grande oportunidade para todo o distrito - acrescenta o prelado - não é uma visita a uma paróquia, mas a uma comunidade inteira". Os números confirmam isso: participarão cerca de 850 crianças da Comunhão, às quais foi pedido para usar a clássica túnica branca; 150 os meninos dos oratórios, que serão identificados por uma camiseta amarela; 350 jovens da Crisma, com camiseta vermelha.
Em preparação ao Corpus Domini, as oito paróquias de Ostia organizam uma vigília de oração para amanhã, quarta-feira, 30 de maio, às 21 horas, na praia de Idroscalo. A liturgia da Palavra terá como fio condutor "Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei" (Jo 15, 12).
Duas comunidades pertencem à diocese suburbicária de Ostia, a menor na Itália e entre as mais antigas: Santo Agostinho Bispo e Stagni e Sant'Aurea em Ostia Antica.
Credenciamento

Jornalistas e representantes da mídia que desejam participar dos ritos de Corpus Christi deve enviar pedido decredenciamento temporário através do formulário de credenciamento online disponíveis na seção do site da Sala de Imprensa da Santa Sé: press.vatican.va/accreditamenti. Aqueles que já possuem ACREDITAÇÃO ORDINÁRIA VÁLIDA devem enviar um pedido para participar de acordo com os métodos usuais. Todos os pedidos devem ser recebidos até 48 horas do evento. Para mais informações, contate a Assessoria de Imprensa da Santa Sé: Tel. (39) 06698921, email accreditamenti@salastampa.va
Fonte: Vatican News

Nenhum comentário: