sábado, 21 de abril de 2018

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



21 DE ABRIL DE 2018 - SÁBADO DA 3ª SEMANA DA PÁSCOA 

- 1ª Leitura - At 9,31-42 - “com a força e o poder que vêm do alto”

Esta leitura atesta para nós o que aconteceu na vida de Pedro e dos outros apóstolos, depois que Jesus enviou o Seu Espírito a fim de conduzi-los na missão que lhes fora destinada. A Igreja vivia em paz, progredia no temor do Senhor e crescia, com a ajuda do Espírito Santo. Pedro, assim como os outros, continuaram curando e libertando em Nome de Jesus. Ninguém ficava sem assistência, as pessoas eram saradas, libertadas e tinham suas vidas transformadas. Seguindo os passos do Mestre e usando as mesmas palavras e o modo de agir de Jesus Cristo, Pedro curava os doentes e ressuscitava os mortos: “levanta-te e arruma a tua cama”. A Igreja, somos nós, e o seguimento de Jesus implica no prosseguimento da Sua missão aqui na terra. Por isso, nós também somos chamados (as) a fazer o mesmo, porém, como Pedro, precisamos ter a consciência de que o poder é de Jesus e que não podemos atrair para nós os aplausos pelos milagres que acontecem. Quando deixamos o Espírito Santo de Deus se manifestar em nós e por nosso intermédio, podemos, também, crescer, prosperar, dar frutos e ajudar aqueles que precisam da bênção e da graça do
Senhor! Só saberemos que o Espírito está agindo em nós, se colocarmos em prática as sugestões de Deus que estão dentro do nosso coração: orar por alguém que está sofrendo, dar uma palavra de carinho a quem está carente, ir imediatamente à busca daquele que se perdeu. O Espírito Santo é o motivador e o realizador, mas depende do nosso querer, da nossa boa vontade e da nossa conscientização. Ele sempre nos motiva a edificar e não dividir, portanto, a unidade é o primeiro sinal de que realmente o poder do Espírito Santo está agindo em nós. - Como você está vivendo a sua missão de ser Igreja no mundo? – Você tem crescido em graça e sabedoria? – Você tem se deixado guiar pelas sugestões do Espírito Santo? - Você também tem feito milagres “em nome de Jesus? – Você tem promovido a unidade?

Salmo - Sl 115 - Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor?

Como nós também poderemos retribuir ao Senhor por todas as graças que Ele faz em nosso favor? O mínimo que nós podemos fazer, realmente, é cumprir a nossa missão de batizados e dar provas diante do povo das maravilhas que acontecem na nossa vida por causa da Sua bondade e Misericórdia. Ofertar um sacrifício de louvor é abrir os nossos lábios e testemunhar ao mundo a glória e o poder do Deus vivo.

Evangelho - Jo 6,60-69 - “palavras de vida eterna!”

Hoje, também, Jesus nos adverte para que não racionalizemos as coisas sobrenaturais! O “Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada.” Nós nos escandalizamos com os mistérios de Deus porque a nossa fé é muito pequena e não compreendemos que as palavras de Jesus são espírito e verdade. Somente com o nosso espírito podemos compreender as coisas de Deus e somente com os olhos do espírito à Luz da Fé nós aceitamos os Seus ensinamentos. O nosso espírito é quem sustenta a nossa matéria e o Espírito Santo é quem nos vivifica. Os discípulos de Jesus procuravam entender com a mente aquilo que só o Espírito poderia fazê-lo, por isso, a ideia de que teriam que comer a carne e beber o sangue de Jesus os escandalizava. Entendendo com a razão e dentro da lógica humana seria impossível acontecer o que Jesus afirmara, porém, “as palavras de Jesus são espírito e vida! ” Diante da evasão de alguns, Jesus deu um ultimato aos Seus seguidores: “Vós também vos quereis ir embora? ” Pedro respondeu em nome dos outros discípulos: “a quem iremos Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o santo de Deus!” Hoje, também, são muitos os que se afastam porque não querem entender, duvidam e se acham autossuficientes, por isso, até zombam de Cristo! Assumir as palavras de Jesus como espírito e vida é abraçar tudo o que Ele nos propõe sem questionamentos e com o coração convencido. Aí, então, como Pedro, nós poderemos também proclamar: “a quem iremos Senhor? Tu tens palavras de vida eterna”. – Você tem convicção quanto a tudo o que Jesus lhe propõe? – Você tem plena consciência de que, quando comunga, está comendo o Corpo e bebendo o sangue de Jesus? - Como você se sente em relação àquelas pessoas que não creem? – Como você tem demonstrado diante delas a sua fé em Jesus, presente na Eucaristia? - Quais serão as palavras de vida eterna que Jesus hoje quer revelar para você? – Escute-O!

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: