quinta-feira, 22 de março de 2018

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


22 DE MARÇO DE 2018 - QUINTA-FEIRA DA QUINTA SEMANA DA QUARESMA

1ª. Leitura – Gen 17, 3- “a bandeira do reino de Deus é a Fé em Jesus Cristo!”


Deus perpetrou com Abraão um pacto fundamentado na Fé quando lhe fez um chamado prometendo que ele seria pai de uma multidão de nações e teria uma descendência infinita. “Tornar-te-ei extremamente fecundo”, "Este é o pacto que faço contigo: serás o pai de uma multidão de povos”. “Estabelecerei minha aliança entre mim e ti e teus descendentes para sempre; uma aliança eterna”! A Abrão, Deus prometeu uma nova terra e uma descendência numerosa retirando-o da solidão em que vivia e ele acreditou sem nenhuma evidência de que esta promessa pudesse acontecer, em vista da sua incapacidade física. A única condição para que todas essas coisas se realizassem era somente a Fé. Abrão acreditou na promessa de Deus e obedeceu sem saber pra onde ia nem o que viria. A fé, portanto, não implica em conhecimento de causa nem na certeza do que virá, mas, sim na esperança e
confiança em quem faz a promessa. Todos os que têm fé e acreditam no chamado e nos planos de Deus para si, são filhos de Abraão. Assim sendo, nós também, que fazemos parte desta Aliança eterna, precisamos confiar nas promessas que o Senhor faz para nós. De geração a geração, por intermédio dos nossos descendentes seremos nós, os construtores do reino de Deus cuja bandeira é a Fé em Jesus Cristo. Assim como o nome de Abrão foi trocado para Abraão a fim de designar “o pai da uma multidão de nações, o Senhor faz aliança com cada um de nós e muda até a nossa identidade pessoal, a fim de que também, possamos ser conhecidos (as) como “filhos de Abraão”, isto é, filhos e filhas da FÉ. Por esta razão, necessitamos tomar posse das Suas promessas desde já, aqui na terra que Ele nos deu para morar, temporariamente, e depois, eternamente, no céu quando alcançaremos a vida em plenitude. - Você sabia que quando Deus chamou Abraão estava também chamando você? – As promessas de Deus para você são motivo de alegria? – Como você se vê diante dos desígnios de Deus para a sua vida? – O que mais você tem buscado aqui na terra? - Você tem fé? - O Senhor mudou o nome de Abrão, para designar a sua verdadeira missão. Dentro do que você se sente chamado (a), teria algum nome mais apropriado para você? Pergunte ao Senhor!


Salmo 104, 4-5. 6-7. 8-9 (R. 8a)

R. O Senhor se lembra sempre da Aliança!

Deus nunca esquecerá a aliança que fez conosco que somos Seus filhos e filhas. Nós também nunca poderemos afirmar que não temos ninguém por nós, por que o Senhor constantemente está a esperar a nossa volta para perto Dele. Através das gerações a bondade e a misericórdia do Senhor são a prova da Aliança de Amor que Ele fez com o Seu povo. Se, somos povo de Deus, somos herdeiros da Suas promessas!


Evangelho – Jo 8, 51-59 – “fé na Palavra de Deus”


Diante da incredulidade dos judeus Jesus afirmou: “Se alguém guardar a minha palavra jamais verá a morte” e, mais adiante, “vós não conheceis aquele que vós dizeis ser o vosso Deus, mas eu o conheço e guardo a sua palavra.” Jesus se referia à morte eterna, ao afastamento de Deus, à escravidão ao pecado. Os judeus não o entendiam, mas Jesus tinha plena consciência de quem Ele era e qual era a Sua missão. Ele sabia que era a vida, o caminho e a verdade de Deus para a humanidade. Abraão que acreditara em Deus viu a Jesus e exultou, pois, por meio Dele viria a salvação para os seus descendentes. A Palavra de Deus é quem nos direciona para a vida eterna em Cristo Jesus. Quem não compreende a Palavra, quem não tem abertura para o Espírito Santo, morre na ignorância do pecado e, lamentavelmente, nunca poderá conhecer a Deus. A fé é que nos move a guardar a palavra de Deus. Sem fé é impossível que alguém possa vivenciar e realizar o projeto que Deus idealizou para sua vida. Quem conhece e guarda a Palavra de Deus pode dizer que O conhece. Diante da incredulidade do mundo, nós também podemos afirmar que, somente Jesus, conhece verdadeiramente o Pai e só Ele, pode nos revelar os Seus mistérios por meio da Boa Nova do Evangelho. – Quem é Deus para você? – O que a Palavra lhe revela em relação a Deus? – Você tem a Sua Palavra como ensinamento para o seu dia a dia? – O que você ainda não entende na metodologia de Deus? - Como você tem aderido a Palavra de Deus para a sua vida? Você acha difícil vivenciá-la ou ela tem sido cada mais clara e mais acessível a cada dia? - A sua fé depende de alguma circunstância ou ela é incondicional?





Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: