terça-feira, 20 de março de 2018

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



20 DE MARÇO DE 2018 - TERÇA-FEIRA DA QUINTA SEMANA DA QUARESMA –

1ª. Leitura – Num 21, 4-9 - “a serpente de bronze”

A impaciência e a murmuração fizeram com que povo no deserto se afastasse da graça de Deus e caísse na rede do inimigo. Como consequência, os hebreus foram mordidos por serpentes venenosas que os levaram à morte. Assim como o povo que caminhava com fé, no deserto, começou a esmorecer e arrepender-se de ter seguido as ordens de Deus por meio de Moisés, nós também perdemos a paciência e nos rendemos aos apelos da nossa humanidade. Por isso, também somos picados pela serpente, que é o pecado que nos fere e deixa em nós o seu veneno mortal. Em virtude do nosso pecado, somos a cada dia, mordidos (as) por serpentes, isto é, caímos na rebeldia da nossa carne e nos afastamos de Deus. Não aceitamos os acontecimentos da nossa existência e nos rebelamos diante do que achamos ser injusto para nós e, por isso, nos desviamos da graça de Deus e da Sua soberana vontade. Por causa disso, nós também murmuramos, reclamamos, não temos paciência, queremos desistir, desejamos fazer as coisas segundo a nossa vontade, e, nos damos mal. Deus poderia realizar muito mais por nós se resolvêssemos prosseguir sob a Sua guarda. No entanto, o arrependimento é o primeiro passo para a nossa conversão. O povo, arrependido, pediu a intercessão de Moisés que atendeu às ordens do Senhor e mandou fazer uma serpente de bronze como sinal de salvação para quem olhasse para ela. O nosso arrependimento e o reconhecimento do nosso ser pecador são os meios que possuímos para também sermos sarados quando formos picados pela “serpente” do pecado. O sinal que nos salva e nos liberta da nossa iniquidade é Jesus Cristo, que também foi colocado em uma haste para a remissão do nosso pecado. Quando olhamos para Jesus e nos apossamos do Seu poder salvador, nós também estamos livres do pecado que nos aprisiona. Jesus já foi elevado na CRUZ e se fez pecado para nos salvar. – Como é a sua reação diante das dificuldades que surgem? – Você é uma pessoa impaciente, que murmura e reclama pelas coisas que não saem de acordo com seus planos? – Você já experimentou olhar para Jesus esperando salvação? - Experimente olhar hoje para JESUS CRUCIFICADO e refletir sobre todas as suas murmurações, impaciências, desistências. Algo Ele quer ensiná-lo (a) através da Cruz!

Salmo 101, 2-3. 16-18. 19-21 (R. 2)
R. Ouvi, Senhor, e escutai minha oração e chegue até vós o meu clamor.

A oração do homem e da mulher que se arrepende chega até os ouvidos de Deus e é atendida. O Senhor na sua infinita misericórdia não despreza a oração de quem está oprimido pelo pecado. Embora seja ele um ser pecador, o homem pode esperar o perdão de Deus quando se arrepende. Por isso, o salmo diz que o Senhor olha a terra do alto do céu, para escutar os gemidos dos cativos e da morte libertar os condenados. Não existe mais condenação para quem suplica a misericórdia de Deus.

Evangelho – 8, 21-30 – “O primeiro passo é a Fé”

Jesus expressava somente o que o Pai falava e a Sua intimidade com o Pai o fazia viver o que o Pai vivia. Os fariseus, porém, não entendiam nada do que Ele lhes falava, porque não combinava com as suas aspirações, seu conhecimento da Lei e não era do seu interesse. A mentalidade de Jesus divergia completamente de tudo o que o mundo costumava pregar. Por isso Ele afirmava aos fariseus quando o desafiavam: “Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo… se não acreditais que eu sou,morrereis nos vossos pecados”. Com efeito, Jesus ensinava aos Seus discípulos como viver no mundo sem a ele pertencer, e os educava no entendimento de que as coisas do alto deveriam nortear as suas vidas. Assim fazendo, Ele os motivava a crerem Nele como O enviado do Pai, a fim de que não morressem no pecado. Só quem nos pode tirar da morte do pecado é Jesus Cristo, Aquele que veio em nome do Pai para revelar ao mundo a Sua misericórdia. Portanto, morrer no pecado é desconhecer e rejeitar a salvação de Jesus. Nós também não somos deste mundo, mas, podemos viver neste mundo com a mentalidade do alto como Jesus vivia. O primeiro passo é a Fé em Jesus Cristo que já foi elevado, que já ressuscitou e já nos deu vida nova, vida em abundância. Hoje também há muitos que precisam de provas para manter a fé e perdem tempo na incredulidade esperando que algo mais aconteça e, por isso, não assumem o senhorio de Jesus, o Verdadeiro Salvador da humanidade. – Você também precisa de mais provas para crer que Jesus é o Senhor? – O que significa para você o Sinal da Cruz? – A salvação de Jesus tem causado efeito na sua vida? - Para você o que significa viver na terra com os olhos voltados para o alto? – Em que momento aqui na terra você sente o clima de céu? – Você consegue explicar isto a alguém?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: