sexta-feira, 30 de março de 2018

A CELEBRAÇÃO DO LAVA-PÉS NA CATEDRAL DE FORTALEZA






Essa  celebração é marcada pelo o Lava-Pés ( símbolo de humildade e serviço ) e pela Transladação do Santíssimo Sacramento ( terminado o Rito de Comunhão, o sacerdote retira o Cibório do Sacrário e o conduz “ até o local da reposição, preparado numa capela devidamente ornamentada.” Aqui se faz um momento de adoração silenciosa ao Santíssimo Sacramento. Após este momento são retiradas também as toalhas do altar e as cruzes da igreja. A Catedral estava lotada com a maioria dos fiéis composta por jovens.


O arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, presidiu a celebração, concelebrada por alguns padres e animada pelo Coral Shalom.  Aproximadamente setenta seminaristas do Propedêutico, 1º ano da Filosofia, 1º ano da Teologia e do Instituto Shalom serviram na celebração.


Fiéis católicos  participaram, na noite desta quinta-feira (29), da Missa da Ceia do Senhor, também conhecida como Missa do Lava-Pés. A celebração, considerada uma das mais tradicionais da Igreja, foi realizada na Catedral Metropolitana, no Centro de Fortaleza, que estava lotada, e presidida pelo arcebispo, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques.


A celebração  do Lava-pés  abriu oficialmente a liturgia do Tríduo Pascal, no qual se celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.



O ponto alto da missa aconteceu após a proclamação do Evangelho, quando os pés de doze pessoas foram  lavados pelo celebrante,dom José Antonio, que  repete o gesto de Jesus e lava os pés de doze irmãos. Entre eles representantes missionários leigos de vários países, como Hungria, Chile, Peru, Colômbia, Itália e do Continente Africano, e  outros escolhidos  da assembleia que participaram desta celebração.


Com informações do Site da Arquidiocese de Fortaleza
Fotos by Silvio Martins – Pascom da Arquidiocese de Fortaleza



























































Nenhum comentário: