quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


22/02/2017 - 5ª. FEIRA - CÁTEDRA DE SÃO PEDRO

 - 1ª Leitura - 1Pd 5,1-4 - “o pastor é o modelo do rebanho de Deus”


São Pedro, o primeiro Papa, exorta aos presbíteros (padres) que têm a missão de pastorear o rebanho de Deus que sejam modelo para suas ovelhas, cuidando delas não por coação, mas com generosidade. Esta exortação também serve para todos nós que de uma forma ou de outra somos responsáveis para cuidar, orientar, encaminhar. Mesmo aquele (a) que é jovem, por ser cristão (ã) e assumir a Salvação de Jesus é, na sua família, no seu ambiente de trabalho e no mundo, pastor daqueles que precisam conhecer o amor de Deus. Precisamos, portanto, ter um coração generoso, livre e desinteressado não agindo por ganância, nem como dominadores, mas como MODELOS. Não fazendo distinção de pessoas, discriminando-as, e cobrando delas um comportamento exemplar, mas sermos nós mesmos, imitadores do Pastor Supremo, Jesus Cristo. Somente assim receberemos a coroa permanente da glória. Portanto, ser pastor, significa para nós dar testemunho do amor de Deus não nos acomodando diante das necessidades espirituais e humanas do povo que o Senhor nos entregar sendo presença atuante com generosidade e acolhimento. Somos também testemunhas do sofrimento de Cristo, por isso, participantes da glória que será revelada! - Você se acha pastor de alguém? De quem? - Como você trata as pessoas para quem quer dar testemunho do amor de Deus? - Você se acha dominador (a)? Você é uma pessoa generosa? – Você pode dizer que é um modelo do rebanho de Deus?


Salmo - Sl 22 (23),1-3a. 3b-4. 5. 6 (R. 1)

R. O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.


Esta é a peregrinação dos que confiam em Deus: apesar de seguir por vales tenebrosos e enfrentar os inimigos, experimentam também o descanso e a assistência do Senhor como um Pastor que lhes prepara o caminho, que lhes refrigera a alma e os alimenta na hora da necessidade. Todos nós que seguimos a Jesus temos como objetivo habitar na Sua casa pelos tempos infinitos.


Evangelho - Mt 16,13-19 - “uma missão especial aos olhos do Pai”


Cada um de nós tem uma missão muito especial aos olhos de Deus e cada pessoa é um instrumento Seu para a conscientização da nossa incumbência. Mais uma vez a liturgia nos leva a refletir sobre o episódio em que Pedro, guiado pelo Espírito Santo, reconhece que Jesus é o Messias o Filho de Deus vivo. Por esta razão Ele recebeu de Jesus o poder e a autoridade para ser chefe da Igreja, pastor do rebanho de Deus aqui na terra. Com isso, nós entendemos que Jesus constituiu a Sua Igreja sobre o fundamento dos apóstolos e com o poder do Espírito, por isso ela não será abalada pelo poder do inferno. O Espírito Santo é quem nos motiva, nos inspira e nos convence a continuar firmes na fé em Jesus Cristo. Só Ele pode nos revelar a verdadeira identidade de Jesus. A Palavra de Deus nos interpela, nos questiona e nos motiva também a compreender quem somos nós e qual o nosso papel na edificação do reino de Deus. Quando somos inspirados pelo Espírito Santo nós não nos enganamos e conseguimos discernir todos os desafios que nos são propostos pela Palavra do Senhor. Saber quem somos nós para o outro e principalmente para aquelas pessoas que nos cercam é muito importante para a nossa realização pessoal e para a descoberta do nosso ministério. Assim como Jesus conscientizou Pedro da sua missão, lhe dando um novo nome, Ele também quer nos direcionar para que sejamos fiéis ao Projeto do Pai e também nos dá a chave do Seu Amor que abre a porta dos corações a quem Ele quer conquistar por nosso intermédio. Para Deus o nosso nome designa uma missão muito especial, por isso é muito importante que tenhamos conhecimento do seu significado. - O que pode significar o seu nome? Pergunte ao Espírito Santo! - Você sabia que tudo o que você fizer na terra, terá também repercussão no céu? - Dê a você mesmo (a) um nome que designe uma virtude, uma qualidade, ou uma maneira de ser segundo a sugestão do Espírito Santo. – Você já assumiu a sua missão no reino dos céus?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: