quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


1 DE FEVEREIRO DE 2018 - 5ª. FEIRA DA QUARTA SEMANA DO TEMPO COMUM

- 1ª. Leitura - I Reis 2,1-4.10-12 - “a Palavra de Deus é um mapa a ser seguido.”


Antes de morrer Davi deu ao seu filho Salomão, sábios ensinamentos, que hoje também são muito importantes para todos nós. Diferentemente do que acontece com alguns pais do mundo de hoje, os quais depositam a sua preocupação e o zelo que têm pelos filhos na sua sobrevivência, no sucesso, na profissão, sua carreira, etc. Davi, ao contrário, confiou nas promessas do Senhor que lhe assegurara um repouso tranquilo e uma descendência estável e, simplesmente, recomendou a Salomão que andasse nos caminhos de Deus e fosse fiel aos Seus ensinamentos, dizendo: “Sê corajoso e porta-te como um homem. Observa os preceitos do Senhor, teu Deus andando em seus caminhos, observando seus estatutos, seu mandamentos, seus preceitos e seus ensinamentos, como estão escritos....E assim serás bem sucedido...” Eis aí o mapa da mina! Quando Davi diz a Salomão, “sê corajoso” e o exorta a seguir os preceitos do Senhor, com certeza, ele lhe dá a Palavra de Deus como mapa a ser seguido. A Palavra de Deus é a herança maior que os pais podem deixar para os seus filhos. Ela é a certeza da vitória, a fonte para uma vida feliz, equilibrada e frutuosa. Viver segundo a Palavra é realizar as promessas de Deus que já estão firmadas no nosso coração e ver realizassem os nossos sonhos de felicidade, prosperidade e abundância. O caminho para uma vida bem sucedida está na vivência da Palavra de Deus. Seguindo os Seus ensinamentos nós podemos trabalhar e progredir e dar exemplos para que nossos filhos também o façam. Nos nossos dias muitos pais se dispõem a trabalhar e poupar para deixar alguma herança para os seus descendentes, a fim de que na hora da morte possam “descansar em paz” com a consciência do dever tranquilo. No entanto, Deus não nos faz promessa de vida mansa e sem problemas, mas nos dá sabedoria para que enfrentemos os desafios próprios da nossa existência, e armas para o combate da vida a fim de que no final, possamos também ter um repouso tranquilo. – Você se preocupa com o seu futuro e dos seus dependentes? – O que você tem aconselhado àquelas pessoas de quem você é responsável? – O que você acha dos conselhos de Davi para Salomão? – Você também tem os preceitos do Senhor como herança? - Você acredita que as promessas que Deus fez a Davi também são para você e sua descendência?


Salmo - 1Cr 29,10. 11ab. 11d-12a. 12bcd (R. 12b)

R. Dominais todos os povos, ó Senhor.

Grande verdade a ser absorvida por todos nós: ao Senhor pertencem a grandeza e o poder e Dele é que vêm toda a glória e riqueza. Se pensássemos mais nisso, e tivéssemos em mente que nós fomos criados para amar, louvar e servir a Deus, com certeza, nós colocaríamos Nele toda a nossa confiança e assim, o nosso trabalho e a nossa luta teriam um sentido muito maior. Ao mesmo tempo em que Ele é o Senhor de todo o Universo é também o nosso Pai cheio de amor e misericórdia que nos promete uma herança eterna.


Evangelho - Mc 6,7-13 - “confiança na Providência do Pai”


As instruções que Jesus deu a Seus discípulos nos servem hoje como orientação para a trajetória da nossa vida aqui na terra. Jesus veio instaurar no mundo uma nova maneira de ser e de viver, no amor e na fraternidade sem dependência das coisas materiais que nos escravizam. Por isto, Ele nos ensina a caminhar em unidade com os irmãos, nunca seguindo sozinhos (as) e a nos desapossar de coisas que não são as essenciais para a nossa trajetória. E para que sejamos fiéis seguidores desse Projeto e obedientes ao Evangelho de Cristo nós também somos enviados (as) a caminhar aqui na terra tendo o nosso próximo como companheiro com a consciência de que não podemos viver isolados como uma ilha. Jesus enviou Seus discípulos, dois a dois, pelo mundo a fora levando a Sua paz e anunciando o Seu reino de amor, deu-lhes poder sobre os espíritos impuros e recomendou-lhes que não “levassem nada para o caminho, a não ser um cajado”. E ordenou-lhes: “nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura”, mas acrescentou “que andassem de sandálias e não levassem duas túnicas”. Jesus também nos dá consciência de que algumas coisas nos são necessárias, outras, são supérfluas. O cajado é a Sua Palavra posta em nossas mãos e acolhida no nosso coração. É Ela quem nos dá perseverança e nos sustenta, orienta os nossos passos e nos faz ir por caminho seguro. O pão, a sacola e o dinheiro são as nossas preocupações, apreensões e inquietações com a nossa sobrevivência, o nosso bem-estar, cuidados que mantemos com o alimento, vestimenta e necessidades do dia a dia. Jesus, no entanto, nos recomenda a usar “sandálias” para que os nossos pés não se machuquem com a dureza da estrada. Significa a vida de oração e adoração na intimidade do Espírito Santo que nos dá respaldo e firmeza para caminhar sem machucar os nossos pés e nos motiva a dar passos e a sair do lugar a fim de enfrentar a vida. Finalmente, Jesus nos diz para não levarmos “duas túnicas”, isto é, o que nós mantemos como reserva para quando nos faltar o principal. Todas estas recomendações nos levam à consciência de que a confiança na Providência do Pai é a melhor poupança que podemos nutrir em nós mesmos. Quando fazemos a experiência de depender completamente do Amor de Deus Pai que se manifestou por meio de Jesus Cristo, verificamos que nada trazemos nas mãos, no entanto, nada nos falta. Dessa forma, nós temos poder até sobre os espíritos impuros, pois a capacidade de Deus habita em nós. Não precisamos também ficar mudando de lugar a todo instante. Jesus nos recomenda para que tenhamos perseverança. Ele não nos envia para longe, Ele quer nos ensinar essa nova mentalidade a partir dos nossos relacionamentos familiares. – Como você tem feito a caminhada da sua vida? - Você tem se preocupado em levar, pão, sacola, dinheiro, duas túnicas? – A oração tem sido sandália para os seus pés? Em qual cajado você tem se apoiado? – Você acha que precisa de muitas coisas para viver e dar testemunho de Jesus? – Quais as armas que você está usando para conquistar a sua família? – Qual a impressão que você está deixando dentro da sua casa em relação à influência do Evangelho na sua vida?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: