sábado, 17 de fevereiro de 2018

PAPA: "POBRES SE SINTAM EM CASA NAS IGREJAS"



Recebendo os seminaristas da ilha da Sardenha, o Papa disse que as atuais pobrezas materiais e espirituais requerem pastores capazes de estar com os pobres num estilo de vida simples:
Cidade do Vaticano
Sábado (17/02), o Papa Francisco recebeu no Vaticano os alunos e mestres do Pontifício Seminário da Sardenha, que se encontra na capital da ilha, Cagliari.
A instituição dedicada ao Sagrado Coração de Jesus completa 90 anos, durante os quais formou muitos sacerdotes engajados nas Igrejas locais, na missão ad gentes e em outros serviços.  
O Papa fez uma saudação ao grupo exortando os seminaristas ao trabalho em sintonia com as diferentes comunidades diocesanas, o que é ainda mais importante na realidade insular.
Para o Pontífice, as atuais pobrezas materiais e espirituais requerem pastores atentos aos pobres, capazes de estar com eles com um estilo de vida simples:
“ Encorajo-os a preparar-se desde já a serem padres do povo e pelo povo e não dominadores do rebanho que lhes é confiado, mas sim servidores ”
"Há muita necessidade de homens de Deus que mirem ao essencial, conduzam uma vida sóbria e transparente, sem nostalgias do passado, mas capazes de olhar avante, segundo a salutar tradição da Igreja”.
Francisco lembrou aos seminaristas que neles estão depositadas as esperanças da Igreja na Sardenha, que os Bispos os acompanham com carinho e que o Seminário é uma comunidade de discípulos missionários chamados a viver com o Senhor dia e noite, expondo-se à Palavra e ao Espírito.
“ Preparem-se adequadamente para assumir uma escolha livre e irrevocável de fidelidade total a Cristo, à sua Igreja e à sua vocação e missão ”
É também um tempo – completou – em que se cultiva a amizade com Cristo. “Não se pode exercer bem o ministério se não se viver em união com Cristo. Sem Ele nada podemos” – afirmou.
E disse ainda: “No caminho do Seminário o papel dos formadores é decisivo; eles devem agir com retidão e sabedoria para desenvolver personalidades coerentes e equilibradas”.


Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: