terça-feira, 30 de janeiro de 2018

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

30 DE JANEIRO DE 2018 - 3ª. FEIRA DA 4ª. SEMANA DO
TEMPO COMUM

- 1ª. Leitura - II Sam 18,9-10.14b.24-25a.30 - 19,3 - “tristeza na vitória”

Meditando sobre a história de Davi com o seu filho Absalão, nós percebemos que os sentimentos do nosso coração valem muito mais do que a nossa própria razão. Absalão encontrou a morte ao perseguir seu próprio pai para apoderar-se do seu trono. Foi uma fatalidade, mas ali estava se cumprindo o que o profeta Natã havia lhe dito da parte do Senhor: “Por isso, a espada jamais se afastará de tua casa”. Mesmo tendo sido perseguido pelo seu filho, Davi chorou a sua morte quando soube da notícia. Vemos então, que Davi conquistou a vitória, pois finalmente se viu livre da perseguição que seu filho lhe impunha, mas pagou alto preço com a dor pela sua morte. Muitas vezes, também, nós conquistamos a vitória, ela nos foi justa, mas ficamos tristes e, por isso, pagamos um preço alto. Diante da dor de Davi, o povo, que se considerava vitorioso, se solidarizou com ele, se entristeceu e respeitou o seu luto. Chegamos à conclusão de que nem todas as vitórias que conquistamos são desejadas pelo nosso coração. Nem tudo o que perseguimos com tanto afinco é o que o nosso coração espera. Só o Senhor que nos sonda sabe qual é, verdadeiramente, a vitória que desejamos. Às vezes estamos lutando para conseguir, mas choramos porque alcançamos. O que isto pode lhe dizer? Reflita - Você também, tem pagado o preço pelas suas vitórias? Você sente-se injustiçado (a) por isso? - Você acredita que o ter razão nem sempre é o que traz felicidade? – Qual a mensagem que esta passagem dá para a sua vida pessoal?


Salmo - Sl 85, 1-2. 3-4. 5-6 (R. 1a)

R. Inclinai vosso ouvido, ó Senhor, e respondei-me!

Quando estamos sendo afligidos, somente a oração em forma de clamor nos aquece a esperança e nos consola o coração. O sofrimento, nos faz lembrar de Deus e o seu olhar pousado sobre nós recobra o ânimo da nossa alma. Nunca devemos esquecer de que o Senhor está atento ao clamor da nossa oração e pronto para nos atender em momentos de aflição.


Evangelho - Mc 5, 21-43 - “a fé expectante”

Nos dois episódios deste Evangelho nós percebemos que a Fé expectante foi o maior motivo para que acontecessem aquelas curas. No meio daquele povo que comprimia Jesus havia duas pessoas que tinham convicção do que esperavam Dele, se aproximaram e testemunharam a sua fé, por isso, receberam a cura. É a fé expectante, aquela que nos faz sair do nosso lugar com a certeza e a convicção de que receberemos a graça. Desta forma, podemos avaliar o grande valor que tem a nossa fé quando, seguimos Jesus no meio da multidão e nos aproximamos dele nos distinguindo dos outros. Muitas vezes, seguimos a Jesus como mais um no meio da multidão, porém, não temos consciência do que almejamos, do que precisamos nem tampouco conhecemos a realidade da nossa vida e das nossas reais necessidades. Queremos tudo e não conseguimos nada, porque não nos manifestamos, não damos testemunho de confiança e ficamos parados, apenas esperando que as coisas boas nos aconteçam. Deus espera de nós, primeiramente, o anseio e, principalmente, que tenhamos consciência do que queremos, do que desejamos e qual é a nossa
enfermidade. Ele espera que nós também nos aproximemos para tocá-Lo, com confiança! Jairo, o chefe da sinagoga, aproximou-se de Jesus, caiu a seus pés e foi determinado quando disse ao Mestre: “minha filhinha está nas últimas, vem e põe as mãos sobre ela!” A hemorroísa, por sua vez, também enfrentou multidão para tocar em Jesus. Ela não se importou em expor a sua enfermidade que àquela época era considerada uma maldição e caiu aos pés de Jesus contando-lhe toda a verdade. Assim também Jesus quer que façamos, que sejamos transparentes e verdadeiros (as) nas nossas súplicas, pois Ele conhece quando O procuramos de coração e não temos dúvidas em expor as nossas mazelas. Mesmo passando pelo vexame de ter os nossos segredos revelados, em nome da fé, nós conseguiremos a cura e a libertação das nossas misérias! A Fé, portanto, é a nosso maior motivação para tocar em Jesus. – Você tem vergonha de expor diante da multidão as suas mazelas, quando se aproxima de Jesus? – Você tem fé que Jesus pode cura-lo dos vícios que carrega? - Como você tem apresentado ao Senhor as suas enfermidades? Você tem consciência do mal que o (a) aflige? Você tem ido com os seus pés em busca da cura? Ir com os pés é sair de si mesmo (a), expor-se, confessar, pedir, reconhecer que Deus é capaz.

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: