sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

IGREJAS E MOVIMENTOS SOCIAIS REALIZAM A 9ª FESTA DA VIDA NA ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA



Grupos e pastorais da Igreja Católica, bem como movimentos de outras igrejas e da sociedade civil estarão participando da 9ª Festa da Vida na Arquidiocese de Fortaleza, dia 17 de dezembro, das 10 às 17 horas, na Praça Farias Brito, em frente à Igreja Nossa Senhora das Dores, Av. Bezerra de Menezes, bairro Otávio Bonfim. Este ano, a Festa tem por lema “Cuidar da criação é defender a vida”.

A Festa da Vida é ecumênica e inter-religiosa, daí sua coordenação estar convidando também movimentos e grupos das demais denominações cristãs e de outras religiões, que vão mostrar o que fazem em favor da vida.

Desde sua origem, em 2009, a Festa da Vida se inspira na Campanha da Fraternidade que, neste ano de 2017, tem como tema “Fraternidade, biomas brasileiros e defesa da vida” e como lema “cultivar e guardar a criação” (Gn 2, 15). Tema e lema nos alertam para a necessidade do cuidado, do zelo com o planeta Terra e com a vida, valorizando e protegendo o bioma em que vivemos, a caatinga, que predomina no Nordeste brasileiro.

Na atual fase de preparação da Festa estão programados encontros mensais em que representantes de movimentos, de igrejas, e da sociedade civil tomam decisões sobre como será organizada a 9ª Festa da Vida.

PERÍODO E DATA — A festa é momento de celebração da Vida, das realizações e das conquistas já alcançadas, mas também de alimentar a esperança. E ocorre sempre no terceiro domingo do advento que, na liturgia católica, é o “domingo da alegria”, na preparação do Natal. Advento é um tempo de fomentar a construção da esperança que transcende os limites das necessidades materiais e imediatas, esperança que inclui uma visão de mundo, de tempo e espaço, na qual são possíveis a dignidade, a justiça, a paz, o amor e o equilíbrio da vida na obra da criação.

Para a construção desta esperança, faz-se necessário reelaborar conceitos e resistir aos apelos do consumo, que a indústria, o comércio e outras atividades típicas da sociedade da mercadoria propõem, subvertendo os conteúdos e as tradições criadas em torno do Natal de Deus no mundo.

A fé cristã nos convida a celebrarmos o Natal do Senhor com grande alegria, mas num clima de sobriedade e de jubilosa simplicidade, não nos deixando levar pelo consumismo, e tendo uma atitude de solidariedade para com os pobres e os marginalizados. A expectativa do nascimento do Salvador faz com que as pessoas sejam sensíveis ao valor da vida e ao dever de respeitá-la e protegê-la, desde a concepção.

EXPERIÊNCIAS CONCRETAS

 No terceiro domingo do Advento a liturgia nos convoca a alegrar-nos, pois o Senhor está perto e com sua chegada não haverá mais dor e nem pranto. Em torno das duas mesas, a da Palavra e a do Pão, experimenta-se, de modo privilegiado, a alegria, pois o Senhor já está no meio de nós: “Os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam.” (Lc. 4, 18ss).

Semelhantes sentimentos estão presentes especialmente no meio das juventudes e, também, em diversas religiões da atualidade, daí nascerem movimentos, grupos e atitudes inspirados na vida simples, no compartilhamento de bens e serviços, na gratuidade. Estas organizações, movimentos e grupos estão convidados a mostrar na 9ª Festa da Vida suas convicções e experiências concretas, através de bâners, de faixas, de cartazes ou de outra forma que queiram usar para dar visibilidade aos seus trabalhos em favor da vida.

9ª FESTA DA VIDA 2017

TEMA: “Cuidar da criação é defender a vida”

DATA: 17 de dezembro, das 10h às 16h, Praça Farias Brito, em frente à Igreja Nossa Senhora das Dores, Av. Bezerra de Menezes, bairro Otávio Bonfim.

OBJETIVOS DA FESTA DA VIDA:

· Celebrar e dar visibilidade aos muitos trabalhos realizados em favor da vida, na cidade de Fortaleza e na Arquidiocese;

· Agradecer ao Criador e fortalecer a dimensão profética;

· Promover espaço de partilha, para exposição, conhecimento e valorização das ações em prol da vida;

· Renovar o compromisso com a vida, a partir da nossa responsabilidade como cidadãos do planeta terra.

PROGRAMAÇÃO DO DIA

10h - Abertura - Acolhida com Cantos.

1- Saudação às Tendas, ao Ambiente;

2- Leitura da Palavra - A Criação;

3- Palavra do Pároco - Frei Gilmar;

4- Apresentação do Balé Infantil - Paróquia Nossa Senhora das Dores do Otávio Bonfim. (Trabalho do Centro Comunitário Nossa Senhora Medianeira - Pastoral Menor e da Criança);

5- Banda LCB Show - Maranguape;

6- Encaminhamentos - Informações;

7- Partilha do Almoço e Convivência nas Tendas;

8- 14h - Apresentações Culturais.

→ Roda de Dança Circular;

→ Apresentação do Grupo da Comunidade Quilombola Serra do Evaristo - Região Nossa Senhora da Palma;

→ Cantor e Compositor - Zé Vicente;

→ Apresentação do Grupo de Canindé – Região São Francisco das Chagas.

→ 16h - Maracatu Nação Iracema – Cortejo;

→ Mística Final.

Para mais informações:

Rosélia Follmann (85) 9.9987.1034.

Cristina França (85) 9.8750.2708.

Ademir Costa (85) 9.9994.9052.

Setor de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza (85) 3388.8703.



Nenhum comentário: