sábado, 23 de dezembro de 2017

ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA ORDENA 13 PADRES




Numa celebração eucarística presidida por dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, auxiliado por dom Rosalvo Cordeiro de Lima, bispo auxiliar de Fortaleza; os vigários gerais João Jorge Corrêa Filho e Virgínio Assêncio Serpa e um grande número de sacerdotes, a Arquidiocese de Fortaleza ordenou, na noite de ontem, dia 22 de dezembro, na Catedral, no Centro da cidade, 13 novos padres, sendo oito diocesanos, 2 do Instituto Nova Jerusalém e 3 do Shalon. Na oportunidade foi festejada também a dedicação da Catedral de Fortaleza.

A Catedral estava com suas dependências completamente tomadas pelos fiéis católicos, mais de 5 mil, em sua maioria paroquianos e familiares dos novos presbíteros, que depois da procissão de entrada foram convidados pelo cerimonialista padre Vicente, reitor do Seminário Propedêutico, a se sentarem 

São eles:

1 - Ângelo Júnior Alves de Melo, CCSh
2 – Carlos André Pereira da Silva.
3 – Edergilson Farias Silva.
4 – Edinardo de Oliveira Júnior, CCSh.
5 – Francisco Márcio Bezerra dos Santos, INJ.
6 – Francisco Natanaelson Freitas Araújo.
7 – Francisco Silvio Coelho Lima.
8–  Jackson Câmara Silva, INJ.
9 –  Marcelo Sales de Araújo, CCSh.
10 – Marcos Antônio Silvestre Silva.
11 – Otaviano Silva Pimenta.
12 – Reginaldo Aragão Araújo.
13 – Washington Vieira de Oliveira.

Depois de proclamadas as leituras, incluindo-se o Evangelho, em que Jesus se manifesta aos seus discípulos junto ao lago de Tiberíades e perguntando-lhes se tinham alguma coisa para comer e responderam “não”. Jesus lhes disse: "lançai a rede ao lado direito da barca" e já não podiam  arrastá-las por causa da grande quantidade de peixe  

Depois Jesus faz indagações a Pedro:Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Pedro respondeu-lhe : “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros”. Jesus fez ainda duas vezes a mesma pergunta a Pedro, o que o entristeceu. Depois das perguntas Jesus acrescenta: “Segue-me”

Em seguida, os candidatos foram chamados e apresentados a dom José Antonio a começar por Ângelo Júnior Alves de Melo, da Comunidade Católica Shalom, representada também na solenidade por seu fundador Moysés Azevedo e sua cofundadora Emmir Nogueira. Quando os seus nomes eram citados, respondiam “presente”.

Posteriormente, monsenhor João Jorge Corrêa Filho, vigário geral da Arquidiocese de Fortaleza, faz a apresentação deles a dom José Antonio e pediu para que ele aceitasse os 13, com o arcebispo indagando se eles eram dignos do Ministério da Ordem, com o monsenhor João Jorge confirmando que “todos foram considerados dignos”.

Dom José Antonio relata a “pesca milagrosa” e diz que a partir de agora a missão desses 13 é a de “pescadores de homens, para reunir o mundo inteiro e toda a família de Deus.” E aproveita para dizer que quando os homens se separam de Deus e se dividem entre si, Jesus dá a sua vida e paga com seu sangue de amor para reconciliar os homens com Deus e entre si”.

Jesus pediu aos apóstolos, na pessoa de Pedro, uma só coisa, o amor por Ele, “Simão tu me amas?  Jesus entrega uma missão sublime “apascenta as minhas ovelhas”. Queridos irmãos e minhas irmãs é isso o que acontece com o sacerdote. Jesus o chama e pergunta, “Tu me amas, mas do que este?”. Estás disposto a deixar tudo  para ser todo meu e ser doado totalmente a mim e ao meu povo para ser sacerdote?  

 Jesus pregou  neste evangelho e mandou que ele fosse levado até o fim do mundo pelos seus apóstolos que ele chamou e disse que esta é agora a missão deles a de pescadores de homens, para reunir o mundo inteiro, toda família de Deus”.

PROMESSA

Os 13 voltam à presença de dom José Antonio e prometem lhe obedecer como também aos seus sucessores.  

Todos os padres presentes foram chamados a rezarem pelos novos presbíteros.
No final, os novos padres concelebraram a Eucaristia

Nenhum comentário: