quinta-feira, 30 de novembro de 2017

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


30/11/2017 - 5ª. Feira Santo André, Apóstolo .

 . - 1ª Leitura - Rm 10,9-18 – “o tripé da fé ”

 A fé na ressurreição de Jesus Cristo é a condição para que sejamos salvos, não importando a qual raça pertençamos nem tampouco qual a religião que professamos. “Se com tua boca, confessares Jesus como Senhor e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo”, diz São Paulo. Em outras palavras, São Paulo nos afirma que todo aquele (a) que declarar com os lábios, aceitar no coração e testemunhar com a vida, que Jesus Cristo é o seu Senhor, será salvo. Em todos os momentos e em qualquer situação que nos encontremos teremos a garantia da proteção do Senhor que é “generoso para com todos os que o invocam”. Para que sejamos salvos temos que crer e invocar o nome do Senhor e espalhar esta verdade por toda a terra. A salvação de Jesus corre o mundo por meio do testemunho de homens e mulheres que tiveram uma experiência com Ela. Acreditar, confiar e depender de Jesus é o tripé da fé. A Salvação é o próprio Jesus agindo na nossa vida, tomando conta de nós e regendo os nossos passos. No entanto, muitas pessoas ainda permanecem “surdas” porque nós ainda permanecemos “mudos”. A fé vem da pregação, por isso, somos também enviados ao mundo para anunciar a boa nova e,
mesmo que não deem ouvido à nossa pregação, mesmo que às vezes tenhamos a impressão de que o nosso esforço não está valendo a pena por causa das dificuldades, as palavras do profeta nos alentam: “Quão belos são os pés dos que anunciam o bem”. Precisamos noticiar ao mundo que todos aqueles (aa) que crerem em Jesus Cristo, não serão confundidos (as). - Você tem anunciado ao mundo a sua experiência com Jesus Cristo? - Como você tem expressado ao mundo a sua fé em Jesus Cristo? - A sua vida tem sido uma demonstração de que você é filho (a) de Deus? - As outras pessoas notam que a sua vida tem coerência com a sua fé? - Qual é o “mundo” a quem você precisa noticiar a sua fé com a sua vida?


Salmo - Sl 18(19A),2-3.4-5 (R. 5a)
R. Seu som ressoa e se espalha em toda terra.


A ação poderosa do Senhor se faz notar pelas obras que nós contemplamos. Tudo nos fala de Deus, os céus, o firmamento, o dia e a noite. A obra de Deus se manifesta através de tudo o que nós vemos, tocamos e sentimos. Assim também as nossas ações falam mais do que os nossos discursos. O bem que fazemos em Nome de Deus soa firme no coração do mundo e, enquanto mais nós nos elevamos o mundo também se eleva por causa de nós A nossa própria existência já é uma prova do poder de Deus e, nem precisamos de frases nem palavras bonitas para fazer ressoar nos confins da terra, a Palavra de Deus.


Evangelho - Mt 4,18-22– “condição para seguir Jesus”

Jesus chama os Seus primeiros apóstolos, Simão e André, Tiago e João, irmãos que trabalhavam juntos, em família, como pescadores e estavam em plena atividade na sua ocupação. Tinham uma profissão, tinham uma história, entretanto, “imediatamente deixaram as redes, a barca e o pai e O seguiram!” Podemos, hoje, também concluir como Jesus deseja atrair para si as famílias. As famílias onde os membros convivem juntos, têm a mesma história, os mesmos problemas e convivem com as mesmas dificuldades, por isso, precisam ser fortalecidas espiritualmente a fim de dar testemunho ao mundo, que seguir a Jesus é condição primordial para que se cumpra o desígnio de Deus nas suas vidas. O exemplo dos primeiros apóstolos nos mostra que o nosso trabalho, a nossa ocupação, a rotina da nossa existência não são impedimento para que sigamos a Jesus e vivamos os Seus ensinamentos. Deixar imediatamente, as redes, a barca e o pai, significa que Jesus nos chama com a autoridade de quem sabe o que é melhor para cada um de nós, e por isso, Ele tem a primazia

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: