segunda-feira, 30 de outubro de 2017

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



30 de Outubro de 2017 - 2ª-feira da 30ª Semana do Tempo Comum 

- 1ª Leitura - Romanos 8,12-17 - “Somos filhos, portanto, somos herdeiros " 

Viver segundo a carne é caminhar na vida de acordo com a nossa mentalidade humana, sendo guia de nós mesmos (as), sem nos importarmos com o desígnio de Deus para nós. Nesse caso, fatalmente, caminhamos em busca da morte da nossa alma, a qual fica entregue às sugestões dos nossos sentimentos, das nossas frustrações, das nossas revoltas, enfim, do pecado que tenta nos dominar. Do contrário, São Paulo nos alerta e nos garante: "todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus, são filhos de Deus!" O Espírito que recebemos no nosso Batismo é o Espírito de Deus, portanto um espírito de filhos adotados por Jesus Cristo por Sua Morte e Ressurreição. Assim sendo, não podemos nos conformar com a vida medíocre que o mundo nos propõe, seguindo sem rumo, em busca de tudo que não nos leva a nada, mas precisamos unir o nosso espírito ao Espírito Santo que nos motiva a chamar Deus de Pai - "Abá - Ó Pai, papaizinho". Somos filhos, portanto somos herdeiros de Deus juntamente com Cristo. Se sofrermos com Cristo, também seremos glorificados com Ele. Para viver ou para morrer, o Espírito Santo é quem nos conduz e nos suscita a fazer a vontade do Pai, seguindo Jesus Cristo e assumindo a nova vida de filhos de Deus, herdeiros das Suas promessas. - Você vê algum sentido na vida das pessoas que não se deixam conduzir pelo Espírito? - E você, tem a sua vida conduzida pelo Espírito Santo? - Você tem intimidade com o Pai? Como é o seu diálogo com Ele? - Você sabia que Jesus pagou com a vida a sua condição de filho (a) de Deus? - Você está disposto (a) a viver ou morrer por Cristo?

Salmo - Sl 67 (68),2.4. 6-7ab. 20-21 (R. 21a)
R. Nosso Deus é um Deus que salva, é um Deus libertador!

Só o Senhor, nos poderá livrar da morte, diz o salmista. Som, somente Ele tem o poder de nos tirar do fundo da nossa miséria, do pecado em que nós fomos inseridos. Jesus Cristo carregou os nossos fardos, isto é, a culpa que pesava sobre nós e nos deu a dignidade de filhos e filhas de Deus. Portanto, não somos mais órfãos nem órfãs, não somos mais deserdados (as), temos um lar, temos fartura em alimento. Bendito seja Deus que nos salva, que é um Deus libertador. Alegremo-nos na sua presença.

Evangelho - Lucas 13,10-17 - "Somos homens e mulheres encurvados “

Jesus libertou uma mulher que estava encurvada há dezoito anos, isto é, um tempo determinado da sua vida. Para nós, isso poderá significar o tempo em que passamos entregues às nossas próprias sugestões, vivendo conforme a vontade da nossa humanidade, entregues ao espírito do mundo, que nos encurva e nos submete às suas mazelas e misérias. Consequentemente, nos tornamos pessoas infelizes, doentes, incapazes de caminhar livremente, com o olhar voltado somente para baixo, para nós mesmos (as), para nossos interesses. Enquanto não formos curados (as) por Jesus o espírito do mal nos escravizará. O tempo em que vivemos assim, não conta para Deus se nos deixarmos tocar pela força operadora de Jesus que deseja nos salvar mesmo que seja um "dia de sábado". Dia de sábado, hoje, poderá ser aquele momento em que todos acham inconveniente se falar de Deus, mesmo que haja muitas pessoas que precisam ouvir o que o Senhor tem a lhes falar. Ou então, aquela ocasião em que entendemos não ter nada a ver se tocar nas coisas do espírito, quando estamos tratando dos negócios, de trabalho, de estudos, enfim, de coisas "importantes" para o desenvolvimento social. Às vezes, em um aniversário ou em uma festa onde todos se divertem, há alguém precisando conhecer Jesus, ser tocado por Ele e nós respeitamos as "conveniências" e nos omitimos. Para nós também Jesus diz: "Hipócritas!" Sim, somos hipócritas porque não temos coragem de anunciar Jesus por onde andamos, temos respeito humano e não queremos nos expor, por orgulho. Somos homens e mulheres encurvados (as) que precisamos de salvação, cura e libertação. Portanto, peçamos a Deus a graça de sermos curados (as) para amar e servir a Deus em qualquer dia, a qualquer hora e em qualquer lugar, mesmo que seja dia de sábado. - Você escolhe hora e lugar adequados para falar de Jesus? - Você se envergonha de falar das coisas de Deus nos ambientes do mundo? - Você também se sente um homem ou uma mulher encurvada que precisa ser tocada por Jesus? - O que lhe tem feito sentir-se encurvado (a)? A falta de perdão? O

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: