domingo, 29 de outubro de 2017

PAPA FRANCISCO AOS SECULARES: ESTAR NO MUNDO, MAS IMERSOS NO CORAÇÃO DE DEUS




Oração, discernimento, partilha, encorajamento e simpatia, são para Papa, meios de  ajudar missão dos seculares no mundo

Da redação Canção Nova Notícias, com Rádio Vaticano
Papa enviou mensagem para os participantes do Congresso dos Institutos Seculares Italianos reunidos neste final de semana /Foto: Arquivo CN
“Vocês não devem fugir do mundo, mas viver nele como presença evangélica transformadora, estar atentos ao mundo com o coração imerso em Deus”. Foi o que disse Papa Francisco, em mensagem para os participantes do Congresso dos Institutos Seculares Italianos que estão reunidos neste sábado, 28, e domingo, 29, em Roma por ocasião do 70° aniversário da Constituição Apostólica “Provida Mater Ecclesiae”.
A constituição apostólica, documento celebrado no encontro, foi escrito por Papa Pio XII, e foi o que definiu as antes denominadas “associações”, como Instituto de vida consagrada. Responsável pelo evento, a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, são compostas por leigos que vivem exteriormente como qualquer outro cidadão, mas que se submetem a formações para cooperarem para a santificação do mundo. Instituições que são consideradas ministérios pastorais, segundo Francisco.
O congresso, que tem como tema “Além e no meio: Institutos Seculares, histórias de paixão e profecia por Deus e pelo mundo”, envolve Instituições que tem como novidade e fecundidade, de acordo com Papa Francisco, a conjugação entre consagração e secularidade, com um apostolado de testemunho, evangelização (para os presbíteros) e compromisso cristão na vida social (para os leigos). A estes aspectos, o pontífice acrescentou a fraternidade que, sem ser determinada por uma Comunidade de vida, torna-se verdadeira comunhão.
Em conformidade com o documento, explicou o Santo Padre, os leigos são convidados a serem humildes e portadores apaixonados por Cristo e seu Espírito, do sentido do mundo e da sua história. Tal paixão, segundo Francisco, nasce pelo estupor, sempre novo, pela pessoa de Jesus, pelo seu modo único de viver e amar, de encontrar as pessoas, de dar a vida, de curar e levar conforto.
Por isso, para o pontífice, “estar no mundo”, não é uma condição sociológica, mas uma realidade teológica de presenças proféticas concretas, de pessoas que levam ao mundo a Palavra de Deus.
De acordo com o Papa, a postura dos leigos integrantes da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica, tem como característica central a laicidade, definida pelo Santo Padre como o saber transmitir a Palavra divina ao mundo, transmitir o que Deus quer dizer ao mundo, agindo no mundo. Para Francisco, “dizer” não significa falar, mas “agir”, é a garra de não fugir do mundo, mas viver nele como presença evangélica transformadora. A vocação e missão dos membros Seculares, é definida pelo pontífice, como ato de atenção à realidade circunstante e, ao mesmo tempo, manifestação do mistério divino, ou seja.
Por fim, o Papa Francisco sugeriu alguns meios espirituais para ajudar os Seculares na missão pelo mundo: oração, discernimento, partilha, encorajamento e simpatia. E concluiu, sua mensagem explicando cada um destes meios: “oração” para estar unidos a Deus em seu coração; “discernimento” para distinguir as coisas essenciais das acessórias; “partilha” do destino de cada homem e mulher; e “encorajamento” a jamais perder a confiança, para serem livres e apaixonados, sendo sal e luz do mundo.
Fonte: Canção Nova Notícias

Nenhum comentário: