Cidade do Vaticano (RV) - O Papa Francisco recebeu na Sala Clementina, no Vaticano, nesta quinta-feira (05/10), cerca de vinte membros do Sínodo da Igreja Caldeia.
A assembleia anual do Sínodo dos Bispos Caldeus se realiza, em Roma, até o próximo dia 8, presidida pelo Patriarca Louis Raphael I Sako. Durante os trabalhos a Igreja caldeia aborda questões eclesiais importantes, dentre as quais migração forçada dos cristãos, reconstrução dos povoados, retorno dos deslocados, direito da Igreja particular, questão litúrgica e pastoral vocacional.
O Papa aproveitou a ocasião para saudar, através dos membros, os fiéis da amada terra iraquiana, provados duramente, partilhando a esperança pelas notícias recentes que falam de uma retomada da vida e da atividade nas regiões e cidades até agora submetidas à dolorosa e violenta repressão. “Que a misericórdia de Deus possa aliviar as feridas da guerra que ferem o coração de suas comunidades, para que possam finalmente se reerguer. Concluiu-se uma página trágica para algumas regiões de seu país, mas ainda há muito o que fazer”, sublinhou o Papa.
“Exorto-os a trabalhar incansavelmente como construtores de unidade, sobretudo entre vocês Pastores da Igreja Caldeia e com os Pastoras de outras Igrejas, favorecendo o diálogo e a colaboração entre todos os atores da vida pública, para ajudar a facilitar o retorno dos deslocados e a curar as divisões e as contraposições entre os irmãos. Este compromisso é muito necessário no atual contexto iraquiano, diante de novas incertezas sobre o futuro.”
“É necessário um processo de reconciliação nacional e de um esforço conjunto de todas as componentes da sociedade, para alcançar soluções partilhadas para o bem de todo o país.”
O Papa os incentivou a não perderem o ânimo, a esperança e força para trabalhar. “Permaneçam firmes na intenção de não ceder ao desencorajamento diante das dificuldades que ainda permanecem não obstante o que foi feito na obra de reconstrução sobretudo da Planície de Nínive.” (from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário