
Pouco depois ele junto com alguns amigos estudiosos foram para Aquiléia formando uma comunidade religiosa, cujo principal atividade era o estudo da Bíblia e outras obras de teologia. Aí ele aprendeu o hebraico graças a um judeu convertido. Também estudou o grego, e foi reunindo uma sólida biblioteca de manuscritos nesta língua. Ordenado finalmente sacerdote por Paulino de Antioquia, seguiu de perto as ideias de Apolinário de Laodicéia e de Gregório de Nissa.
O papa damasco o chamou para ser seu secretário. Durante este período continuou seu estudo da Bíblia. Ele revisou a versão latina dos evangelhos e o livro dos Salmos, e terminou revisando o texto completo da Bíblia, conhecido mais tarde como VULGATA ou edição oficial da Igreja latina. O trabalho de São Jerônimo começado em Roma durou praticamente toda sua via. O conjunto de sua tradição da Bíblia em latim, a chamada Vulgata, foi o texto que se tornou oficial com o Concílio de Trento. Esta tradução somente cedeu seu lugar ultimamente às novas traduções, pelo surto de estudos linguístico-exegéticos dos nossos dias.
Desgostado por certas intrigas entre o clero romano, retirou-se para Belém, onde viveu até sua morte como monge penitente. Porém continuou seus estudos e trabalhos bíblicos até o fim. Faleceu em 420, aos 30 de setembro, já quase octogenário. Foi enterrado sob a Igreja da Natividade em Belém, para ser posteriormente transladado para Santa Maria Maior em Roma. Foi declarado padroeiro dos estudos bíblicos e o “Dia da Bíblia” foi colocado exatamente no último domingo de setembro, coincidindo com a data de sua morte.
A Igreja reconhece seu grande trabalho nomeando-o Doutor por seu zelo, preparação e sabedoria “o maior erudito entre os escritores latinos da antiguidade cristã, só comparável a Santo Agostinho”. Deixou uma mensagem “Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo, e o que não conhece as Escrituras não conhece o poder de Deus nem sua sabedoria”. Um fato curioso é que São Jerônimo é reconhecido como santo pelos católicos, ortodoxos e anglicanos e sincretizados como o orixá Xangô na umbanda. Não é tido como santo pelos luteranos pelo fato de estes não canonizarem.
Pe. Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista
Nenhum comentário:
Postar um comentário