terça-feira, 8 de agosto de 2017

PELA 15ª A ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA REALIZA A CAMINHADA COM MARIA



 Pela décima quinta vez a Arquidiocese de Fortaleza realiza a CAMINHADA COM MARIA por ocasião da Solenidade de Nossa Senhora da Assunção - dia 15 de agosto de 2017.

Em sintonia com o ANO JUBILAR MARIANO, o tema deste ano é “Maria caminha conosco no Caminho que é Jesus” e o lema “Como é que a Mãe do meu Senhor vem me visitar?” (Lc 1,43).
Dia 15 de agosto, a Caminhada Com Maria tem início a partir das 14 horas, do Santuário Nossa Senhora da Assunção até a Catedral Metropolitana de Fortaleza, finalizando com a Coroação de Nossa Senhora.
Após a celebração, os participantes seguirão em caminhada onde se encontrarão com fiéis na ponte do Rio Ceará. De lá, os devotos seguem pela Avenida Leste Oeste até a Catedral Metropolitana, no Centro de Fortaleza, onde acontecerá a coroação de Nossa Senhora Assunção.
Toda a infraestrutura está sendo montada e a expectativa é de que o evento reúna aproximadamente 2 milhões de fieis, sendo meio milhão em peregrinação partindo do Interior do Estado. Durante o trajeto de 12 quilômetros haverá dez pontos de apoio espalhados no roteiro de peregrinação, com o trabalho de 2 mil voluntários. Toda a celebração será transmitida pelas rádios FM Dom Bosco 96,1 e Shalom AM 690.
Patrimônio Imaterial
A Caminhada com Maria foi declarada no dia 5 de junho de 2015, patrimônio cultural imaterial do Brasil por sanção da Presidente da República ao Decreto de Lei do Congresso Nacional. A Lei Nº 13.130 tem como objetivo, “reconhecer a importância da Caminhada com Maria, como forma de expressão do patrimônio histórico-cultural-religioso brasileiro”.
Segurança
A XV Caminhada com Maria conta com apoio da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Autarquia Municipal de Trânsito, Guarda de Honra do Exército, dentre outros.
Retrospectiva
2003 – Caminhamos com Maria, em seu Caminho que é Jesus. – 150 anos da Arquidiocese de Fortaleza e Ano do Rosário proclamado pelo Papa João Paulo II.
2004 – Caminhamos com Maria, modelo insuperável da contemplação de Cristo. – 150 anos do dogma da Imaculada Conceição e 100 da coroação de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil.
2005 – Com Maria seguimos Jesus Eucaristia. – Ano da Eucaristia proclamado pelo Papa João Paulo II.
2006 – Com Maria somos discípulos e missionários de Jesus Cristo. – rumo à V Conferência do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. Ela foi convocada pelo Papa João Paulo II e confirmada pelo Papa Bento XVI para realizar-se em Aparecida – Cidade Santuário Mariano Nacional do Brasil, dos dias 13 a 31 de maio de 2007.
2007 – Com Maria, discípula e missionária de Jesus, a serviço da vida. – das conclusões da V Conferência já realizada em Aparecida.
2008 – Caminhamos com Maria, Mãe dos discípulos de Jesus Cristo. – na celebração do Ano Paulino proposto pelo Papa Bento XVI.
2009 – Caminhamos com Maria na fidelidade de Cristo. – na celebração do Ano Sacerdotal estatuído pelo Papa Bento XVI.
2010 – Caminhamos com Maria: Fica conosco, Senhor! – na sintonia com o Congresso Eucarístico Nacional por ocasião dos 50 anos de Brasília, Capital Federal.
2011 – Caminhamos com Maria, acolhendo Jesus a Palavra de Deus. – marcada pela Exortação Apostólica Verbum Domini do Santo Padre Bento XVI sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja.
2012 – Com Maria no Caminho da Fé – em sintonia com o momento eclesial que estaremos vivendo: o ANO DA FÉ proclamado pelo Papa Bento XVI em sua Carta Apostólica Porta Fidei – A PORTA DA FÉ (cf. At 14,27), e que se iniciará no próximo dia 11 de outubro e irá até o dia 24 de novembro de 2013.
2013 – Com Maria no Caminho da Fé e o lema “Feliz aquela que acreditou… (Lc 1, 45)” em sintonia com o Ano da Fé, nas comemorações dos 50 anos do Concílio Vaticano II.
2014 - Com Maria no caminho da Esperança - Em sintonia com o ANO DA ESPERANÇA no triênio de comemoração do Centenário Jubilar da Arquidiocese de Fortaleza.
2015 - Caminhamos com Maria, na Caridade de Cristo - Em sintonia com o ANO DA CARIDADE, no triênio de comemoração do Centenário Jubilar da Arquidiocese de Fortaleza.
2016 - Caminhamos com Maria, Mãe da Misericórdia – Em sintonia com o ANO DA MISERICÓRDIA instituído pelo Papa Francisco.
2017 - Maria caminha conosco no Caminho que é Jesus - Em sintonia com o ANO JUBILAR MARIANO. Nele comemoramos os Jubileus Centenários das manifestações de Nossa Senhora: 100 anos de sua aparição aos pastorinhos em Fátima – Portugal e 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição, chamada Aparecida no Brasil.
Pontos de apoio na Caminhada com Maria
1º - Santuário Nossa Senhora da Assunção situado na Avenida Dom Aloísio Lorscheider,960, Conjunto Nova Assunção, Vila Velha.
2º - Na Praça Percide Benício, localizada na Avenida Coronel Carvalho, em frente ao Campo do Ferroviário.
3º - Na ponte do Rio Ceará que está na coordenação da Paróquia São Pedro, Barra do Ceará;
4º - Na Avenida Leste-Oeste com rua Francisco Calaça que está na coordenação da paróquia do Cristo Redentor;
5º - Na Av. Leste–Oeste com av. Pasteur que está sob a responsabilidade da paróquia do Carlito Pamplona;
6º - Na Av. Leste-Oeste com rua Francisco Cordeiro sob a responsabilidade da paróquia Nossa Senhora das Graças;
7º - Na Av. Leste-Oeste com rua Jacinto Matos sob a responsabilidade da paróquia Senhor do Bonfim;
8º - Na Av. Leste-Oeste na altura da Praça Marcílio Dias – sob a coordenação da paróquia de São Francisco, conhecida também como Nossa senhora dos Navegantes;
9º - Na Av. Leste- Oeste, bairro Moura Brasil- sob a coordenação da Igreja Santa Edwirges;
10º - Catedral Metropolitana de Fortaleza.
Percurso da Caminhada Com Maria
– Av. Dom Aloísio Lorscheider - Santuário Nossa Sra. da Assunção.
– Av. Benu Marcondes.
– Av. Mozart Pinheiro Lucena.
– Av. Desembargador Hermes Paraíba.
– Av. Coronel Carvalho.
– Av. Radialista José Lima Verde.
– Rua Estevão de Campos.
– Rua Peri.
– Av. Leste-Oeste.
– Av. Alberto Nepomuceno.
– Catedral Metropolitana de Fortaleza.
A Equipe Coordenadora do evento solicita que os participantes desta caminhada venham com roupas leves, tragam consigo água e procurem evitar usar joias, celulares ou objetos de valor etc... ao contrário, tragam suas faixas, cartazes ou bandeiras. Os idosos, hipertensos ou diabéticos lembrem de levar seus remédios e estejam devidamente alimentados. Informações com Marta Andrade (85) 9. 9921.6742 / 33888703.
 Os Pontos de Apoio da Caminhada Com Maria 2016 são 10:
1º - Santuário Nossa Senhora da Assunção situado na Avenida Dom Aloísio Lorscheider,960, Conjunto Nova Assunção, Vila Velha.
Padre Francisco Sales de Sousa - 3228.5831.
2º - Na Praça Percide Benício, localizada na Avenida Coronel Carvalho, em frente ao Campo do Ferroviário.
Padre Francisco Sales de Sousa - 3228.5831.
3º - Na ponte do Rio Ceará que está na coordenação da Paróquia São Pedro, Barra do Ceará.
Frei Jesús Maria López Mauleón - 3485.3607.
4º - Na Avenida Leste-Oeste com rua Francisco Calaça que está na coordenação da paróquia do Cristo Redentor.
Padre Francisco Helton Reis Maia - 3286.3055.
5º - Na Av. Leste–Oeste com av. Pasteur que está sob a responsabilidade da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Carlito Pamplona.
Padre Josemar Joaquim Lima - 3236.6214.
6º - Na Av. Leste-Oeste com rua Francisco Cordeiro sob a responsabilidade da paróquia Nossa Senhora das Graças, Pirambu.
Frei José Nilto Pereira - 3214.4634 Casa Paroquial 3281 8077.
7º - Na Av. Leste-Oeste com rua Jacinto Matos sob a responsabilidade da paróquia Senhor do Bonfim, Monte Castelo.
Padre Alderi Leite de Araújo - 3243.4740.
8º - Na Av. Leste-Oeste na altura da Praça Marcílio Dias - sob a coordenação da paróquia de São Francisco, conhecida também como Nossa senhora dos Navegantes.
Padre Francisco Bezerra do Carmo - 3238.0978.
9º - Na Av. Leste- Oeste, bairro Moura Brasil - sob a coordenação da Igreja Santa Edwirges.
Padre Francisco Bezerra do Carmo - 3212.4766
10º - Catedral Metropolitana de Fortaleza.
Padre Clairton Alexandrino de Oliveira - 3231.5084 / 3231.7951.

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza: 3388.8703

Nenhum comentário: