segunda-feira, 7 de agosto de 2017

PAPA FRANCISCO REZA DIANTE DO TÚMULO DO BEATO PAULO VI



Cidade do Vaticano (RV) – Em memória  de Paulo VI, falecido em 6 de agosto de 1978, o Bispo de Albano e Secretário do Conselho de Cardeais, Dom Marcello Semeraro, presidiu um Missa nas Grutas Vaticanas na manhã de domingo (7/08). Após a celebração, o Papa Francisco rezou diante do túmulo do Beato.
A Missa foi presidida por Dom Semeraro, pois Paulo VI faleceu em Castel Gandolfo (Diocese de Albano).
Antes da beatificação do Papa Montini, a celebração – sempre presidida por Dom Semeraro – realizava-se na Paróquia de Castel Gandolfo.
Agora que a memória litúrgica é celebrada em 26 de setembro, Dom Semeraro – considerado um dos maiores especialistas sobre o Papa que deu continuidade e concluiu o Concílio Vaticano II, aberto por João XXIII – continua a presidir a celebração, mas nas Grutas Vaticanas, com a participação de pessoas próximas ao Beato.
Ao final da Eucaristia, também o Papa Francisco foi até a Basílica descendo à Cripta, onde acompanhado por Dom Semeraro recolheu-se em oração diante do túmulo de Paulo VI.
“Para nós esta Festa (da Transfiguração) é muito cara – disse Dom Semeraro na homilia – também porque nos recorda a passagem ao Céu do Beato Paulo VI, cujo corpo, que depois homenagearemos, está sepultado nestas Grutas.
Em uma biografia ele é definido como “o Papa da luz”. O seu permanente anseio pela luz permanece definitivamente marcado naquele “pensamento à morte” que, quando tomamos conhecimento dele ao ser lido na Congregação Geral dos Cardeais em 10 de agosto de 1978, deixou atônitos e comovidos. 
Até então, eu nunca havia ouvido um testemunho assim tão alto e profundo, espiritual e carnal juntos e é algo que ainda hoje, depois de quase 40 anos, me emociona.  “Andai enquanto tendes luz” – escreveu citando João 12,35. Assim, gostaria, terminando, de estar na luz”. (JE)(from Vatican Radio)

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: