quarta-feira, 7 de junho de 2017

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

07/06/2017 - 4ª-feira da 9ª Semana Tempo Comum

– Tobias - 3,1-11.16-17 - “a misericórdia é justiça de Deus”

“Na mesma hora a prece dos dois foi ouvida perante a glória de Deus. E Rafael foi enviado para curar a ambos.” Nesta leitura nós apreendemos que o homem e a mulher justos têm sabedoria para perceber a grandeza e a misericórdia de Deus, assim como também a sua própria limitação e impotência. De tal modo, Tobias e Sara nos dão exemplo de alguém que reconhece que a misericórdia é a justiça de Deus e que só Ele poderá salvar-nos. Ao mesmo tempo em que Tobias, cego, chorava com tristeza o sofrimento pelo qual estava passando, longe dali, Sara chorava a fatalidade de, por sete vezes, assistir a morte dos maridos e, por isso, ser amaldiçoada e injuriada. Apesar de toda a amargura, ambos reconheceram que Deus é justo e que os seus caminhos são misericórdia e verdade e a Ele recorreram, em oração. A oração do justo agrada ao Senhor. Assim também pode acontecer conosco, mesmo sofrendo, gemendo de dor, lamentando a sorte, nós somos salvos (as) quando recorremos à oração e o Senhor nos manda o anjo que nos ajudará a vencer as nossas dificuldades. - Faça hoje a oração de Tobias e Sara, reconhecendo a sua necessidade da ajuda de Deus para as enfermidades do seu coração e receba a visita do anjo que vem do seu para curá-lo (a).


Salmo 24 – “A vós, Senhor, eu elevo a minha alma”.

O salmista expõe diante do Senhor as suas necessidades e pede orientação para seguir o caminho da verdade. Muitas vezes nós não sabemos como prosseguir diante das mil e uma perspectivas que se abrem à nossa frente e precisamos também rezar como o salmo nos ensina: “Mostrai-me ó Senhor, vossos caminhos, fazei-me conhecer a vossa estrada e que a vossa verdade me oriente.”

Evangelho - Marcos 12, 18-27 – “Todo o fundamento do cristão está na ressurreição de Jesus”

Todos nós temos a tendência de confundir os projetos de eternidade que Deus nos reserva porque somos muito ligados à nossa dimensão material. Por essa razão deixamos de enxergar as coisas espirituais, nivelando a nossa vida depois da morte com a que experimentamos na terra. Neste Evangelho Jesus esclarece esse mistério quando nos revela que “quando os mortos ressuscitarem, os homens e as mulheres não se casarão, pois serão como os anjos do céu.” Portanto, espiritualmente, para nós será mais salutar que procuremos nos liberar do apego demasiado às pessoas, porque, realmente, somos propriedade de Deus Pai e, segundo a Sua misericórdia é Ele quem nos reserva o lugar no qual habitaremos eternamente. Jesus conquistou para nós a ressurreição e, sabemos em quem colocamos a nossa fé. Todo o fundamento do cristão está na ressurreição de Jesus e Nele esperamos também ressuscitar. Por isso, somos mais que vencedores do mundo e anunciadores do Evangelho. Ele mesmo nos esclarece: Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos”. Hoje, somos matéria e espírito, um dia seremos como os anjos do céu, não teremos mais apego a ninguém, pois, seremos só de Cristo e viveremos em perfeita harmonia com o Pai e com todos os nosso queridos. – O que as palavras de Jesus causam em você: preocupação ou esperança? – Você é uma pessoa muito dependente das pessoas que o (a) cercam? -
Você acredita que um dia ressuscitará e viverá no céu com os anjos e os santos?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: