quinta-feira, 1 de junho de 2017

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


01/06/2017 - 5a. Feira VII semana da Páscoa 

– 1a. leitura - Atos 22,30;23,6-11 – “Deus precisa de nós!”

Durante a missão de anunciar o Evangelho, Paulo viveu situações verdadeiramente difíceis, mas, em todas elas o Espírito Santo lhe mostrava uma saída. O Senhor acompanhava todos os seus passos, aproximava-se dele e o amparava e o animava com palavras firmes e instruções para a missão: “Tem confiança”; “assim como tu deste testemunho de mim em Jerusalém, é preciso que tu sejas também minha testemunha em Roma”. Na nossa missão de edificadores do reino de Deus nós também, como cristãos, estamos sujeitos a enfrentar os desafios próprios da nossa vivencia. Assim como aconteceu com Paulo também poderá acontecer conosco, por isso, não poderemos desistir e teremos sempre que seguir adiante. Enquanto tivermos vida e oportunidade para testemunharmos a Sua Salvação, Jesus nunca vai parar de nos convocar. Ele precisa de nós, do nosso ardor, do nosso entusiasmo, mas principalmente do nosso coração dócil e confiante no Seu direcionamento. Muitas vezes queremos nos contentar com o que já fizemos e desejamos parar um pouco, descansar, curtir a vida, porém, de uma forma ou de outra o Senhor continua nos advertindo e nos chamando: “Eu preciso de ti em outro lugar”. Ele sabe quanto tempo ainda teremos e necessita do nosso hoje, agora! Evangelizar é uma consequência natural do nosso ser cristão. Somos responsáveis pela construção do mundo que Deus nos deu. Por isso, é preciso seguir adiante!
– Como você tem recebido as propostas do Senhor para o trabalho no reino? – Você acha que já trabalhou demais? – Você tem ideia do tempo de vida que lhe resta? – Você sabia que pode trabalhar para o reino dentro da sua casa, na sua família? – Você tem feito isso?

Salmo 15 – “ Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio”

“Somente vós sois meu Senhor”, diz o salmista. Quando nós assim recitamos devemos ter em mente que Jesus é o Senhor da nossa vida porque Ele adquiriu para nós uma herança. Por isso, o nosso destino está seguro em Suas mãos. Não precisamos duvidar nem questionar, mas apenas manter o coração em festa e a alma cheia de alegria. Jesus é o Senhor do passado, do presente e do porvir e nada deverá nos atemorizar. O Senhor não há de nos deixar entregues à morte nem à corrupção. Fomos criados (as) para a glória de Deus!

Evangelho - João 17,20-26 – “Que sejam um”


Jesus roga ao Pai pela unidade dos cristãos, desde os apóstolos, até nós que acreditamos na Sua Palavra. A unidade é uma prova de humildade, portanto, a unidade entre os Seus filhos é desejo do coração do Pai. A melhor maneira de dar testemunho de que realmente cremos em Jesus Cristo e que Ele é o nosso Senhor é quando vivemos a unidade nos nossos relacionamentos. Na maioria das vezes nós pedimos ao Senhor, saúde, riqueza, prosperidade, sucesso profissional, mas de fato, nós deveríamos implorar pela unidade nas nossas relações interpessoais, tanto na família, como na comunidade e no mundo. Podemos ser diferentes uns dos outros, podemos ter ideias e opiniões diversas, entretanto, precisamos ser iguais na mentalidade do amor que é a nossa essência interior. A perfeita unidade dá-se entre o Pai e o Filho porque é gerada no Amor que é o Espírito Santo, formando assim, a Santíssima Trindade. A glória que Jesus nos deu é o Seu Espírito Santo! Portanto, na nossa vida também o Espírito Santo precisa ser a base que sustenta e une as nossas diferenças a fim de que nós também vivamos a primeira regra de Deus que é o amor. Para que sejamos um Jesus veio nos dar um novo mandamento: o amor mútuo. É pelas nossas ações concretas de amor que o mundo conhecerá que somos de Deus. Tudo o que fizermos por amor estaremos contribuindo para que o mundo melhore e para que a vontade de Deus se realize terra da mesma forma como acontece no céu. Só o amor nunca passará! – Para você o que significa amar? - Você tem unidade com as pessoas da sua família? – Você tem orado por elas? - Por quem você precisa orar para que não entrem mais em conflitos que os (as) separam? - Você se sente um (a) com as pessoas da Comunidade? – Com os coordenadores. Você comunga do mesmo pensamento?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: