quinta-feira, 15 de junho de 2017

FIÉIS CATÓLICOS CELEBRAM HJE CORPUS CHRISTI



Os religiosos saem em caminhada, depois da Missa das 15horas, da Paróquia de São Benedito até a Catedral
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/logger/p.gif?a=1.1771698&d=/2.187/2.188/2.759/2.806

A temática dos tapetes foi conduzida e orientada pela equipe da pastoral do Colégio Santo Inácio, dirigida pelo padre Eugênio Pacelli


"A igreja lembra: somos comprometidos com Jesus". Para os fiéis católicos, a aliança deve se manter forte, indissolúvel, sendo manifestada de várias formas, em diversas datas celebrativas. Entre elas, uma das comemorações mais simbólicas é o dia de Corpus Christi, dia celebrado sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. O sentido deste 15 de junho, então, como ressalta o pároco da Igreja de Fátima, Ivan de Souza, vai muito além de uma rotina alterada pelo feriado nacional.
"Nossos objetivos são fazer com que cada fiel, cada batizado católico, se aproxime ainda mais da Eucaristia, para mostrar esse compromisso que a gente tem com Jesus; e apresentar a imagem dele à comunidade, renovando essa aliança", lista o sacerdote, destacando ainda importância da tradicional procissão que percorre as ruas da Capital. "Queremos também trazer uma demonstração pública da presença eucarística de Jesus, por meio da procissão", explica.
Na Paróquia de São Benedito, no Centro da Capital, haverá uma celebração com o arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi, a partir das 15h de hoje. Logo após a Missa, os fiéis se concentrarão e seguirão em procissão até a Catedral Metropolitana de Fortaleza.
Além do cortejo, outro forte símbolo da celebração de Corpus Christi, adotado apenas em algumas igrejas da cidade, é a confecção de longos tapetes artesanais, que se assemelham a grandes quadros estendidos pelo chão. Os ornamentos, em geral, exibem imagens do cálice, da hóstia consagrada, de Cristo eucarístico e da sigla JHS, que, traduzida do latim, significa "Jesus Salvador dos Homens".
"Por meio da arte, o povo expressa sua fé e sobre o tapete passa o Senhor Jesus Eucarístico. É um reconhecimento da divinidade de que Cristo é o nosso rei, celebrado especialmente na festa de Corpus Christi", explica Padre Resende, da Paróquia Cristo Rei, na Aldeota.
As obras de arte são compostas por areias coloridas, raspas de madeira, sal e até borra de café, material levado, muitas vezes, pelos próprios fiéis. "É um momento de convivência, em que muitas pessoas se encontram, passam a manhã juntas e produzem os próprios desenhos, representando a comunhão que temos na Igreja", afirma o Frei Gilmar Nascimento, responsável pela Paróquia Nossa Senhora das Dores, no bairro Farias Brito, que inicia a confecção do tapete de Corpus Christi logo pela manhã.
Para receber o Corpo de Jesus, a Igreja de Cristo Rei vai evidenciar títulos de Nossa Senhora nos 41 metros de extensão do tapete, já que a comunidade católica celebra o ano mariano. "Nada mais justo do que homenagear Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Lourdes e muitas outras santas porque foi através do sim de Maria que nós tivemos Jesus", pondera Fátima Damasceno, 62, voluntária.
Santo Inácio
O Colégio Santo Inácio realizou, na noite de ontem (14), a celebração de Corpus Christi, uma das maiores festas da Igreja Católica. Na ocasião, foram apresentados os tapetes, anualmente confeccionados pelos alunos da escola, com temas diversos, alusivos à data. Foi realizada a procissão do Santíssimo. A temática dos tapetes foi conduzida e orientada pela equipe da pastoral da escola, dirigida pelo padre Eugênio Pacelli. A celebração é aberta à comunidade.
Enquanto o movimento aumenta nas igrejas durante o feriado, o fluxo deve seguir normal na maior parte dos comércios e serviços da cidade. Em todos os shoppings, as lojas, quiosques, praças de alimentação e todas as demais operações dos centros comerciais funcionam em horário normal. Os supermercados e postos de combustíveis da Capital também estarão abertos.
Já o comércio no Centro de Fortaleza e nas demais lojas de rua da Capital terá funcionamento facultativo, nesta quinta-feira (15). De acordo o Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), um acordo com o Sindicato dos Comerciários permite a abertura dos estabelecimentos no feriado.
Os postos de saúde em todos os bairros de Fortaleza, porém, não funcionam. A exceção é a sala de imunização do Posto Paulo Marcelo, no Centro, que abre apenas para imunizações das 8h30 às 16h30. As unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) também terão funcionamento especial. Já o posto do Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro, opera das 13h às 17h30. Por fim, o ponto fixo inaugurado no shopping RioMar Fortaleza também abre hoje (15), das 14h às 21h, para recebimento de doações.
Trânsito
Quem planeja viajar pelas rodovias do Estado no feriado de Corpus Christi deve ficar atento à movimentação. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que iniciou operação especial desde ontem, o fluxo nas estradas tende a aumentar, devido à proximidade do fim de semana. Até domingo, a PRF intensificará as fiscalizações para redução da violência no trânsito em locais de maior incidência de acidentes graves. (Colaboraram Theyse Viana e Felipe Mesquita)
Fonte: Diário do Nordeste

Foto: Reinaldo Jorge


Nenhum comentário: