sábado, 13 de maio de 2017

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


13/05/2017 - Sábado IV Semana da Páscoa 

 Atos 13, 44-52 – “todos nós somos chamados à salvação”

“Era preciso anunciar a palavra de Deus primeiro a vós. Mas, como a rejeitais e vos considerais indignos da vida eterna, sabei que nos vamos dirigir aos pagãos”. Com estas palavras os Paulo e Barnabé se dirigiam aos judeus a quem a palavra de Deus fora primeiramente anunciada. Eles não desistiam, e apesar da oposição dos judeus, continuavam na sua missão de propagadores do Evangelho falando agora à multidão dos pagãos que afluía de todos os cantos. Os judeus, porém, enchiam-se de inveja e continuavam se opondo radicalmente à proposta de Jesus rejeitando a vida eterna. Assim, portanto, o Plano de Deus para a Igreja de Jesus Cristo aos poucos ia se ampliando e cada vez aumentava mais o número daqueles que acolhiam a mensagem da Boa Nova e tinham uma experiência concreta da força e do poder do Espírito Santo, entre os pagãos. Os pagãos acolhiam a mensagem de Jesus Cristo e foi por isso, que o Evangelho chegou até nós. Deus não faz acepção de pessoas, todos nós somos chamados à salvação. Todos aqueles que estão mais afastados, os mais ignorantes, os marginalizados, enfim, todos são objetos da atenção do Senhor Entretanto todos também têm a opção de aceita-la ou rejeitá-la. Quando a rejeitamos, naturalmente estamos nos reconhecendo indignos da vida eterna. Quando abraçamos a fé e cremos no Senhorio de Jesus deixando-nos conduzir pelo vento do Espírito, nós podemos levar a salvação de Deus aos confins do universo, isto é, aonde formos, e onde estamos. – Você já abraçou a fé em Jesus Cristo? – Você já é possuidor (a) da vida eterna? – Em que você tem rejeitado Jesus e a Sua Palavra? – Você já é um (a) discípulo (a) cheio (a) de alegria e do Espírito Santo?

Salmo 97 – “Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus”

Contemplar a salvação de Deus como fala o Salmo é contemplar o próprio Filho de Deus que veio a nós em missão do Pai, falando as coisas do Pai, realizando as obras que o Pai quer realizar em nós, por isso, nós nos alegramos e exultamos cantando ao Senhor um canto novo.

Evangelho – João 14, 7-14 – “ A fé em Jesus é o que nos move”

Tendo a missão de revelar as obras do Pai e manifestar entre nós o Seu poder amoroso, Jesus Cristo falava das coisas do Pai, e realizava as obras que o Pai queria concretizar em nós. No entanto, muitas vezes o pecado se interpõe e quer atrapalhar a ordem estabelecida por Deus. Apesar disso, neste Evangelho, Jesus nos mostra que há uma unidade perfeita entre Deus Pai e Deus Filho gerando o Espírito Santo que é o Amor entre os dois. Três pessoas e um só Deus. Tudo isto parece ser para nós um mistério profundo, no entanto, quando mantemos intimidade com Jesus, nós percebemos que através do Filho nós conhecemos o Pai e nos enchemos do Seu Amor com a força do Espírito Santo. Conhecer a Jesus Cristo é conhecer também o Pai. Ter intimidade com Jesus é conhecer a Sua Palavra, é dialogar com Ele na oração pessoal, é recebê-Lo na Eucaristia com o coração contrito e assim, também, encher-se do Amor Misericordioso de Deus para realizar as obras que Ele destinou a cada um de nós. O próprio Jesus nos assegura: “quem acredita em mim fará as obras que eu faço e fará ainda maiores do que essas.” A nossa fé em Jesus, portanto, é o que nos move para agir conforme os planos do Pai. Cada um de nós é uma parte do projeto de Deus para a humanidade. Acreditar em Jesus, na Sua Palavra, é o primeiro passo para que vejamos o Pai. Quando confiamos em Jesus nós sabemos que tudo o quanto pedirmos ao Pai em Seu Nome, realizar-se-á, pois, Jesus é o Pai, Jesus é o Amor do Pai, Jesus é a Misericórdia do Pai mostrada a nós pela sua vida terrena, pela sua entrega na Cruz para a nossa salvação. - Você acredita que Jesus e o Pai são UM? – Qual a diferença que há no seu relacionamento com Jesus e o seu relacionamento com o Pai? - Você acredita que pode fazer as obras que Jesus fez aqui na terra? – O que você tem pedido em Nome de Jesus?

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: