segunda-feira, 8 de maio de 2017

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA


Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald – Redentorista
Hoje dia 13 de maio de 2017 estamos celebrando cem anos da aparição de Nossa Senhora em Fátima, Portugal. Nosso pensamento vai hoje a um dos fatos mais marcantes da vida religiosa do século passado: a aparição de Nossa Senhora, em Fátima. Aos 13 de maio de 1917 a Virgem apareceu numa pequena aldeia de Portugal, chamada Fátima. Era um domingo. Três crianças costumavam todos os dias levar a pastar as poucas ovelhas da família. Crianças inocentes, pobres, analfabetas, mas já iniciadas na fé e devoção a Nossa Senhora.
Alternando seu tempo com brincadeiras e orações, enquanto davam umas olhadelas às  ovelhas para que não invadissem terrenos cultivados, eis que, pelo meio dia, num céu sem nuvens foram assustadas por relâmpagos e depois notaram uma forte luz. Sobre uma arvorezinha de espinheira aparecia uma Senhora mais brilhante que o sol, branca no vestido, mãos postas ao peito donde pendia um rosário, levemente velada de tristeza. A Senhora diz: “Não tenhais medo, não quero fazer-vos mal algum”.
Lúcia, a maior das videntes, de 10 anos, se atreve em fazer umas perguntas: quem ela era, ou que queria etc. e assim travou-se um pequeno diálogo entre a Virgem e Lácia. A Mensagem de Nossa Senhora iria se completar progressivamente nas aparições posteriores, no dia 13 de cada mês, até outubro. Esta mensagem pode ser resumida nas seguintes palavras: (a) Maria sente-se preocupada com o crescer do mal, dos pecados da sociedade, sobretudo da imoralidade e indiferenças religiosa que levam tantos pecadores ao inferno e são causa de tantos males sociais, inclusive, guerras e perseguições etc.: (b) Maria pede nossa colaboração para a paz do mundo (pois era o tempo da Primeira Guerra Mundial, e para conversão dos pecadores. Para isso: a) exigir de nós conversão autêntica de nossa vida a Cristo; b) sugere a oração fervorosa como poderoso meio de obter o perdão de Deus e recomenda sobretudo a reza do terço todos os dias, possivelmente nas famílias; Nossa Senhora sugere a famosa jaculatória a ser intercalada nos mistérios do terço: “Ó Jesus, perdoai nossos pecados, preservai-nos do  do inferno; levai as almas todas para o Céu, particularmente as que mais precisam de vossa misericórdia”. Nossa Senhora e3xorta à penitência, à mortificação e aos sacrifícios, a fim de obter a conversão dos pecadores e a paz do mundo.
As aparições de Nossa Senhora de Fátima, após diligente e rigoroso exame dos fatos, tiveram o reconhecimento oficial da Igreja. Os Papas Paulo VI e João Paulo II afiançaram a mensagem de Nossa Senhora com a própria visita solene a Fátima. O primeiro em 1967, por ocasião do Jubileu de Ouro das Aparições, o segundo em maio de 1982, renovando, após 40 anos, a consagração do mundo ao Coração Imaculado de Maria. Em  2010 o papa Bento XVI visitou a Basílica de Fátima
Lúcia passou seus dias no silêncio do claustro, entregue à oração, à penitência e ao trabalho. As outras duas crianças: Jacinta e Francisco faleceram poucos anos depois das aparições, passando pela purificação dos sofrimentos, conforma a predição de Nossa Senhora. Fátima é e ficará sendo um dos maiores centros de espiritualidade mariana hoje.
Pe. Brendan Coleman Redentorista.

Nenhum comentário: