sábado, 13 de maio de 2017

MISSA DO MEIO-DIA REÚNE MILHARES DE FIÉIS NA IGREJA DE FÁTIMA



A data de 13 de Maio, pela tradição católica, é ainda um período de culminância dos devotos de Nossa Senhora de Fátima, onde pedidos de intercessão são renovados e promessas são pagas
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/logger/p.gif?a=1.1753463&d=/2.187/2.188/2.759/2.806/2.807
 por Marcus Peixoto
Fiéis lotam Igreja de Fátima no dia do Centenário das Aparições ( Foto: Fabiane de Paula )
Cerca de 15 mil pessoas participaram, ao meio-dia de hoje, da missa de Nossa Senhora de Fátima, no Santuário de Fátima, uma das 10 celebrações que ocorrem ao longo do dia em homenagem à Virgem. Além do templo, que fica localizado na Avenida 13 de  Maio, os fiéis lotaram as laterais, calçadões e áreas anexas da igreja para acompanhar o ato litúrgico que foi presidido pelo padre Ivan de Souza. Ele explicou que também neste horários várias paróquias realizaram atos religiosos alusivos à aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos em Fátima, Portugal.
Segundo padre Ivan, a celebração do meio-dia tornou-se tradicional pelo fluxo de católicos que buscam este horário para render os louvores, agradecer as graças alcançadas e renovar as promessas. "O mais importante neste ato é a nossa capacidade de evangelizar. Por meio de Nossa Senhora, fazemos um clamor para a oração, a penintência e à conversão", afirmou o sacerdote.
O pároco também explicou que há uma expectativa crescente de público, haja vista a celebração dos 100 anos da aparição de Nossa Senhora em Fátima, ato que culmina com a canonização de Francisco e Jacinta Marto, dois irmãos que tiveram a visão de Maria e com milagres reconhecidos pelo papa Francisco. Além disso, o Brasil celebra os 300 anos de devoção a Nossa Senhora Aparecida e mais o fato de que 2017 foi reconhecido pela Igreja Católica como um Ano Mariano.
“Um dia de sábado já ajuda porque muitos estão no gozo da folga do trabalho”, disse padre Ivan. Ele assinala que a data coincide ainda com a véspera do Dia das Mães. Com isso, um forte esquema de segurança foi montado pelas Polícias Civil e Militar, além do ordenamento do trânsito, a cargo da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).
Neste sábado, a primeira missa aconteceu às 5 horas, no Santuário e a última será presidida pelo bispo auxiliar dom Rosalvo Cordeiro de Lima. Padre Ivan também chama a atenção que o dia no entorno do santuário também foi destinado para a prestação de serviços sociais e de saúde. Haverá pontos de vacinação para idosos e campanhas de esclarecimento para o combate ao mosquito Aedes aegypti. 
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: