sexta-feira, 7 de abril de 2017

RELATÓRIO SOBRE DISCRIMINAÇÃO A ESTUDANTES É ENTREGUE AO PAPA


Cidade do Vaticano (RV) – Um documento da Fundação Scholas Occurrentes sobre discriminação e indiferença, realizado por 200 estudantes de Roma, foi entregue em mãos ao Papa Francisco, na tarde desta sexta-feira (7). O presidente da entidade, José María del Corral, foi quem fez chegar o relatório ao Pontífice que, entre vários dados, revela que 43,3% dos alunos sofrem de bullying.
 
Pela primeira vez a fundação internacional, criada por Bergoglio desde a época de Buenos Aires para tratar de temas de educação e formação dos jovens, trouxe o programa “Scholas Cidadania” para a Itália. Em Roma, as atividades de formação para os estudantes entre 15 e 17 anos de dez escolas públicas e privadas terminaram nesta sexta-feira (7).
Durante uma semana, o programa abordou temas como a discriminação e a indiferença, com uma atenção especial ao bullying virtual. De uma das pesquisas realizadas, emerge que 71,3% dos estudantes entrevistados encontra “indiferença” na sociedade romana, atribuindo essa percepção à educação familiar (47,7%), à mentalidade fechada (45,4%), à ignorância (31%) e ao egoísmo (44,9%). Nesse mesmo contexto, 50,2% acredita que a educação e a formação escolástica não ajudam os jovens a respeitar eles mesmos e os outros.
Em se tratando do tema da discriminação, o relatório entregue ao Papa enfatiza que 78,7% dos jovens entrevistados já presenciaram ao menos uma vez um ato do gênero, por causa do aspecto físico, da nacionalidade e da condição social. Da mesma forma, 43,3% já se sentiu discriminado diretamente e, desse grupo, 54,6% chegou a reagir fisicamente contra o bullying. (AC)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: