terça-feira, 25 de abril de 2017

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


21/04/2017– Sexta Feira – OITAVA DA PÁSCOA

Atos 4, 1-12 – “Em Nome de Jesus nós poderemos fazer prodígios e milagres”

Pedro e João padeciam as dificuldades e incompreensões próprias da missão do evangelizador inaugurando o novo tempo do Anúncio da vida nova em Cristo. Eles enfrentavam os primeiros obstáculos da sua missão de levar o Evangelho a todas as criaturas, por isso, foram colocados na prisão simplesmente porque, em nome de Jesus Cristo, haviam curado um “homem coxo” e anunciavam este Nome, concretamente, com palavras e com atos! Assim sendo, as autoridades reuniram-se para, argui-los, e saber “com que poder ou em nome de quem eles haviam feito a cura”. Cheio do Espírito Santo e com muita coragem e ousadia Pedro anunciava a eles a salvação de Jesus e os acusava de serem responsáveis pela Sua morte, esclarecendo, porém, que Deus O havia ressuscitado dos mortos. Ele não se rendia diante das barreiras que encontrava e apesar da incompreensão dos “grandes” atraia os “pequenos” para Jesus, por isso muitos acreditaram na sua pregação e se converteram. Ainda hoje as obras de Deus são difíceis de ser compreendidas pelos homens! Muitos ainda hoje se admiram e não entendem o que pode mover as pessoas que abrem a boca em nome de Jesus e dão testemunho das Suas maravilhas na sua vida ou quando ousam interceder para que os milagres também aconteçam na vida de outros. Eles também perguntam, “com que poder?” É pelo poder do Espírito Santo que podemos também orar e curar os (as) nossos (as) irmãos (ãs) doentes, que vivem na ignorância. Só o Espírito Santo nos dá a capacidade e a força para enfrentar as barreiras da incompreensão e da ignorância dos que vivem afastados de Deus. Em Nome de Jesus nós poderemos fazer prodígios e milagres, bastando para isso, que nós, como Pedro e João, tenhamos firmeza e convicção da causa que abraçamos – Você já foi incompreendido (a) porque ousou orar em nome de Jesus, por alguém? – Em quem você confia quando ora pela cura das pessoas? – Com que poder você também tem feito todas as coisas? – Onde você tem sido mais perseguido quando fala e age em Nome de Jesus Cristo? – O seu testemunho tem dado frutos? – Como é que você tem defendido Jesus Cristo?

Salmo 117 – “A pedra que os pedreiros rejeitaram tornou-se agora a pedra angular.”

Se acreditássemos mesmo no poder do Senhor e que por Ele tudo foi criado, nós teríamos uma qualidade de vida muito melhor e viveríamos sempre alegres como se esse fosse o dia mais importante da nossa vida. O Senhor derrama as suas graças e bênçãos sobre nós a cada momento, porque Ele é bom e eterna é a sua misericórdia, o que quer dizer: Ele nunca irá nos faltar. Por isso demos graças ao Senhor!

Evangelho – João 21, 1-14 – “fazer diferente”

Pela terceira vez Jesus, ressuscitado dos mortos apareceu aos Seus discípulos, agora, não somente como uma visão ou uma aparição transitória, mas de uma forma participativa. Os discípulos que haviam voltado para a mesma vida que tinham antes de encontrarem Jesus, estavam tristes e acabrunhados, pois “Não pescaram nada naquela noite e já tinha amanhecido”. No entanto, de repente, Jesus vem ao encontro deles e lhes manda fazer tudo diferente. As palavras de Jesus lhes deram ânimo e coragem e eles obedeceram. Por isso, viram o milagre mais uma vez acontecer. Hoje, também, Jesus está muito perto de nós à beira da nossa vida, nos pede de comer e nos manda lançar a rede de outro modo, de um jeito novo, do contrário do que sempre temos feito. Se prestássemos mais atenção às palavras de Jesus, verificaríamos que elas são palavras de vida, de ensinamentos, de alguém que participa e compartilha conosco. “Lançai a rede à direita da barca!” A rede para nós poderá significar a nossa atenção, o nosso zelo, o nosso ideal de vida, a nossa maneira de pensar e de agir. Todos nós, mesmo conhecendo Jesus, somos tentados a fazer as coisas sempre do mesmo jeito, não gostamos de mudanças, pois estamos apegados (as) às nossas raízes, ao que aprendemos desde criança. Dessa maneira, não conseguimos também evoluir como pessoas comprometidas com o seguimento de Cristo, pois não obedecemos às Suas ordens de mudança. Jesus, agora também quer nos ensinar a pescar o alimento para a nossa alma, e nos orienta de uma maneira completamente inovadora, como devem ser as nossas ações, nossas ideias e nosso modo de viver. Por isso Ele também nos diz, “Vinde comer!” Jesus, que sempre fez questão de alimentar-se com os Seus discípulos e de ensiná-los a repartir o pão, também quer compartilhar conosco da Sua Palavra e nos dar de comer do Seu próprio Corpo e Sangue do mesmo jeito que fez com os apóstolos. – Você também tem aprendido com Jesus a pescar de um jeito diferente? – O que você precisa fazer diferente? - Pergunte a Jesus qual o lado certo para você lançar a sua rede? – Peça para que Ele lhe mostre a vida nova, o novo jeito de viver e ser feliz! –                  Você tem certeza de que está fazendo as coisas da maneira que Jesus quer? - O que mudou nas suas ideias e ações depois que encontrou Jesus?

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: