sábado, 29 de abril de 2017

PAPA FRANCISCO VISITOU A IGREJA COPTA DE SÃO PAULO, NO CAIRO


A última etapa do primeiro dia da viagem do Papa Francisco ao Egito foi a visita de cortesia ao seu homólogo da Igreja Copto-ortodoxa, Papa Tawadros II.
Nas palavras que proferiu (ver sector Vaticano), Francisco frisou que o sangue inocente dos mártires une os cristãos. É preciso opor-se à violência pregando o bem e fazendo juntos iniciativas de caridade.
Caríssimo irmão – disse, dirigindo-se ao Papa Tawadros II – tal como única é a Jerusalém celeste, único também é o nosso martirológio, e os vossos sofrimentos são também os nossos, o seu sangue inocente nos une. Reforçados pelo vosso testemunho, empenhemo-nos na oposição à violência, pregando e semeando o bem, fazendo crescer a concórdia e mantendo a unidade, pregando a fim de que tantos sacrifícios abram caminho a um futuro de plena comunhão entre nós e de paz para todos”.
No final do encontro, para além da assinatura duma importante Declaração comum, houve também uma troca de dons. Seguiu-se depois a procissão em direção à vizinha Igreja de São Pedro e Paulo, atingida a 11 de Dezembro passado por um atentado suicida do Isis, e que ceifou a vida a 29 pessoas. No átrio Francisco prestou homenagem em frente do lugar que recorda as vítimas. Depois houve de uma oração ecumênica  juntamente com outros chefes religiosos cristãos, tendo-se concluído com a deposição de uma coroa de flores e o acendimento de uma vela.
Já à noitinha o Papa transferiu-se para a Nunciatura Apostólica, onde foi acolhido por um grupo de crianças de uma Escola dos Missionários Combonianos do Cairo. Depois do jantar, o Papa abençoou um grupo de cerca de 300 jovens, reunidos na Praça em frente, vindos em peregrinação de vários partes do País para se encontrar com o Pontífice. (DA)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: