terça-feira, 25 de abril de 2017

NA FESTA DE SÃO MARCOS O PAPA DEDICOU A MISSA AO PATRÍARCA COPTA TAWADROS II E TRANSMITIU UMA MENSGEM VÍDEO AO POVO EGÍPCIO - CONSOLAÇÃO PARA OS CRISTÃOS E FRATERNIDADE A FAVOR DO MUNDO ISLÂMICO



A poucas horas da viagem ao Egito, o Papa Francisco transmitiu uma mensagem vídeo ao povo egípcio. «Com o coração jubiloso e grato — disse — daqui a poucos dias irei visitar a vossa amada Pátria» onde Deus «fez ouvir a sua voz». O Pontífice disse que «se sente feliz por ir como amigo, como mensageiro de paz e como peregrino ao país que ofereceu amparo e hospitalidade à Sagrada Família». Depois de ter agradecido ao presidente da República, ao patriarca Tawadros II, ao grão-imame de Al-Azhar e ao patriarca copta católico que o «convidaram», e «todas as pessoas que trabalharam e trabalham para tornar esta viagem possível», o Papa exprimiu o desejo de que a sua «visita seja um abraço de consolação e encorajamento a todos os cristãos do Médio Oriente; uma mensagem de amizade e estima a todos os habitantes do Egito e da Região; uma mensagem de fraternidade e reconciliação a todos os filhos de Abraão, em especial ao mundo islâmico, onde o Egito ocupa um lugar de destaque». E fez votos para que a presença do Pontífice «seja também uma válida contribuição para o diálogo inter-religioso com o mundo islâmico e para o diálogo ecuménico com a venerada e amada Igreja copta ortodoxa».
Francisco concluiu frisando que «o mundo, dilacerado pela violência cega» — que atingiu inclusive o coração do Egito — tem cada vez mais «necessidade de paz, amor e misericórdia», assim como de agentes de paz e de pessoas corajosas que sabem aprender do passado para construir o futuro sem se fechar nos preconceitos».
Fonte:  L’Osservatore Romano

Nenhum comentário: