sexta-feira, 14 de abril de 2017

FIÉIS LOTAM A CATEDRAL PARA A MISSA DE LAVA-Pés



Os religiosos se aglomeraram na entrada principal e saídas laterais por causa das obras na Catedral




O arcebispo Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques realiza a cerimônia do Lava-pés, uma das mais emblemáticas entre os religiosos ( Foto: JL Rosa )

00:00 · 14.04.2017 por João Lima Neto - Repórter

A Igreja Católica deu início, ontem à noite, ao Tríduo Pascal, ou seja, as celebrações nos três dias que antecedem à Páscoa. A tradicional Missa de Lava-pés lembra a última ceia de Jesus Cristo com seus apóstolos. De acordo com a Arquidiocese de Fortaleza, cerca de 4 mil fiéis estiveram reunidos em celebração na Catedral Metropolitana de Fortaleza. Para atender à demanda de público, 20 ministros da eucaristia ajudaram na celebração.
Em meio às obras de reparo do teto do Templo católico, que já duram seis meses, os religiosos se aglomeraram na entrada principal e saídas laterais da Igreja. Parte do Templo católico estava restrito ao público devido à disposição de armações metálicas que servem para dar apoio aos trabalhadores da obra. A universitária Adália Marques, 23, moradora do bairro Parquelândia, chegou cedo na missa. "O momento é de lembrar tudo o que Jesus Cristo passou por nós. Só assim damos valor ao que temos na vida". Durante a celebração, presidida pelo Arcebispo Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, o sacerdote percorreu a história da missa de lava-pés, considerada símbolo de humildade e serviço. Na cerimônia, também foi feita a Transladação do Santíssimo Sacramento. Terminando o Rito de Comunhão, ele retirou o Cibório do Sacrário e o conduziu até o local da reposição, preparado numa capela ornamentada.
Mulheres
Na Paróquia Cristo Rei, na Aldeota, a novidade, este ano, foi a participação de 12 mulheres que representaram os 12 apóstolos de Jesus, na missa do Lava-pés. Os católicos puderam acompanhar a encenação da via-sacra pelas ruas do bairro onde se localiza a paróquia.
Segundo o pároco da Paróquia Cristo Rei, Padre Resende, a ideia de convidar mulheres para expressar o seguimento ao evangelho de Jesus está em sintonia com o ano mariano, vivido pela Igreja Católica em todo o mundo. "As mulheres são protagonistas de grandes mudanças na sociedade. O próprio evangelho de Jesus Cristo trata, por diversas vezes, a figura feminina como determinante nos acontecimentos da época, o que foi uma revolução para uma sociedade que excluía a mulher de decisões políticas e sociais".
Programação
Na Catedral, na sexta-feira (14), às 9h, haverá a Celebração das Horas com o Arcebispo de Fortaleza. Às 15h,a celebração da Paixão e Morte do Senhor, seguida de procissão do Senhor Morto.
No sábado (15), às 9h, ocorre a celebração das Horas com Solene Vigília Pascal a partir das 20h. Fechando o ciclo de celebrações eucarísticas, no domingo (16), às 18h30, acontece a Missa Solene da Ressurreição.
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: