quarta-feira, 26 de abril de 2017

CONCLUÍDA A DÉCIMA NONA REUNIÃO DO CONSELHO DE CARDEAIS


O esboço da nova constituição apostólica sobre a Cúria romana está a ganhar forma, mas por enquanto não há datas acerca da conclusão do processo, anunciou o diretor da Sala de imprensa da Santa Sé, Greg Burke, encontrando-se com os jornalistas na manhã de quarta-feira, 26 de abril, para referir a respeito da XIX reunião dos cardeais conselheiros.
Durante os trabalhos prosseguiu o debate sobre a Congregação para a evangelização dos povos, e sobre o Pontifício conselho para a nova evangelização. Foram estudados também alguns textos a serem apresentados ao Papa relativos a dois Pontifícios conselhos – diálogo inter-religioso e textos legislativo – e aos três tribunais: Penitenciaria apostólica, Assinatura apostólica e Rota romana. Os encontros no Vaticano tiveram lugar de 24 a 26 de abril, das 9h00 às 12h30 e das 16h30 às 19h00, na presença do Papa Francisco, ausente só na manhã de quarta-feira devido à audiência geral.
Burke explicou que os cardeais conselheiros estudaram nestes dias também a seleção e sobretudo a formação do pessoal ao serviço da Santa Sé, quer leigos quer clérigos. A este propósito, participaram na reunião alguns oficiais e superiores da Secretaria de Estado, do Conselho para a economia, e do Departamento do trabalho da Sé Apostólica (Ulsa). Da Secretaria de Estado estavam presentes os arcebispos Becciu, substituto, Gallagher, secretário para as Relações com os Estados, e Pawłowski, delegado para as representações pontifícias. Do Conselho para a economia, além do cardeal presidente Marx, interveio Franco Vermiglio, membro do mesmo conselho. Da Ulsa, intervieram o bispo Giorgio Corbellini e Salvatore Vecchio. Outro tema tratado foi a relação entre as Conferências episcopais e a Cúria romana. Em particular, a atenção focalizou a descentralização. O cardeal Pell informou acerca do trabalho da Secretaria para a economia, por ele presidida, com especial destaque à monitorização do balanço do ano em curso. O cardeal O'Malley informou os conselheiros relativamente ao trabalho da Pontifícia comissão para a proteção dos menores, com particular atenção aos programas de educação globais, sobre a última reunião plenária e as visitas aos dicastérios.
A próxima reunião terá lugar de 12 a 14 de junho.
Fonte: L’Osservatore Romano

Nenhum comentário: