segunda-feira, 17 de abril de 2017

CNBB REALIZA 55ª ASSEMBLEIA GERAL


A CNBB acabou de anunciar que a 55ª Assembleia Geral dos Bispos Católicos aqui no Brasil acontecerá no Santuário Nacional em Aparecida de 24 de abril a 4 de maio no Centro de Eventos “Padre Vitor Coelho de Almeida”. Este ano de 2017 mais de 400 bispos ativos e eméritos do Brasil inteiro, que compõem as 18 Regionais da CNBB estarão presentes. O tema deste ano é “Iniciação Cristã”. O Presidente Nacional da CNBB, Cardeal Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Brasília explica detalhadamente a escolha deste tema.
Segundo Dom Sérgio “Vamos recordar que estão em vigor as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja e que nelas uma das prioridades é “a Igreja como casa da iniciação cristã”. Portanto, a Assembleia deste ano pretende trabalhar de maneira especial esse desafio (…), pois a iniciação cristã se aplica àqueles que estão sendo iniciados na fé, sejam crianças, jovens ou adultos. Nós estamos precisando dar mais atenção à iniciação cristã, isto é, à catequese primeiramente, aos ritos de iniciação cristã, a começar do Batismo que precisa ser mais valorizado, mais bem preparado e vivenciado”.
Nos últimos anos a Igreja Católica no Brasil encontre-se estudando as cinco urgências ou prioridades apresentadas pelas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja.  Os resultados destes estudos realizados nas  nove dioceses do Estado do Ceará são publicados no livrinho Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Ceará 2015-2019. Nos últimos meses, segundo Dom Leonardo Steiner, Secretário Geral da CNBB, uma comissão especial, instituída pela Presidência da CNBB, tem trabalhado o tema central da  55ª Assembleia Geral. É justamente nas Assembleias Gerais dos Bispos que são tratados assuntos pastorais de ordem espiritual, temporal e os problemas da sociedade na perspectiva da evangelização.
Normalmente após a Assembleia Geral, a CNBB elaborará e aprovará um documento oficial, que a partir de sua publicação, será um novo referencial sobre a Iniciação Cristã para todas as dioceses, paróquias e comunidades no país. No seu livrinho “A Iniciação Cristã à Luz de Aparecida”, Felipe de Jesus León Ojeda faz uma observação interessante: “Não se pode falar do batismo, sem falar da Confirmação e da primeira Eucaristia. Tampouco podemos falar destes sacramentos, sem referir-se a Iniciação Cristã total. E não se pode falar desta iniciação, se não falamos  de evangelização, de catecumenato ou processos catecumenais, de catequeses, da renovação radical da vida, de autenticidade da comunhão cristã”. Sem dúvida os bispos na 55ª Assembleia Geral da CNBB refletirão sobre estes temas.
Pe. Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista e Assessor da CNBB Reg. NE1

Nenhum comentário: