sexta-feira, 7 de abril de 2017

CNBB DIVULGA NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE DOM NEWTON HOLANDA GURGEL


Dom Newton faleceu nesta quinta-feira, 06 de abril
O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner, enviou mensagem de condolências ao bispo de Crato, dom Gilberto Pastana de Oliveira pelo falecimento de dom Newton Holanda Gurgel ocorrido nesta quinta-feira, 06 de abril.
Na nota, dom Leonardo afirma que o bispo “deixou a fama de acolhedor e de bem-humorado, características bonitas do coração de um homem de fé”. Dom Leonardo exorta ainda para que tais valores sejam um incentivo para a continuação da peregrinação terrena e completa: “Rezemos pelo seu descanso eterno”.
Confira, abaixo, a nota na íntegra.

Mensagem de condolências da CNBB pelo falecimento de dom Newton Holanda Gurgel 



Brasília, 06 de abril de 2017
Caro Dom Gilberto Pastana de Oliveira.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta pesar pelo falecimento de dom Newton Holanda Gurgel. Rezamos pelo senhor e pela Diocese do Crato que se despede de seu bispo emérito, seu antecessor, que serviu a essa Igreja Particular como bispo auxiliar de 1979 a 1993 e depois de 1994 a 2001 como o quarto bispo diocesano de Crato.
O lema episcopal de Dom Newton foi: “Certa bonum certamen” (Sustenta o bom combate). Uma expressão paulina que inspira a perseverança, a luta pelo Evangelho de Cristo e a alegria de viver a fé. Dirigindo-se ao companheiro Timóteo, Paulo conclama ao testemunho e à fidelidade. Pedimos, ao Pai, que o testemunho de vida de dom Newton se torne benção para nós e para o povo e nos confirme na esperança.
Dom Newton deixou-nos a fama de acolhedor e de bem-humorado, características bonitas do coração de um homem de fé. Tomamos esses valores como incentivo para continuação de nossa peregrinação terrena e rezamos pelo seu descanso eterno.
Junto com nossa oração enviamos nosso abraço ao senhor, aos familiares do bispo emérito falecido e às comunidades da Diocese do Crato.

Dom Leonardo Steiner
Bispo auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB

Nenhum comentário: