terça-feira, 4 de abril de 2017

CNBB ABRE CREDENCIAMENTO PARA A 55ª ASSEMBLEIA GERAL


Está aberto o credenciamento para a 55ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que será realizada entre os dias 26 de abril e 5 de maio, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP). 
A Assembleia, que reunirá cerca de 370 bispos dos dezoito regionais da CNBB e, como de costume, serão tratados temas relacionados à realidade socioeconômica e política do Brasil e o debate central se realizará em torno da questão da “Iniciação à vida cristã”. Outros temas prioritários também serão abordados: reflexão sobre a exortação apostólica do papa Francisco “Amoris Laetitia – sobre o amor na família”, o caminho ecumênico, as Novas Formas de consagração e Novas Comunidades, os 10 anos da Conferência de Aparecida e a XV Assembleia do Sínodo dos Bispos, que acontecerá em 2018 com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.
O credenciamento deverá ser feito até o dia 18 de abril, por meio de preenchimento do formulário disponível aqui.
As credenciais serão entregues no local, mediante apresentação da carteira de identidade. Haverá para as equipes de imprensa um ambiente de trabalho disponível com acesso à internet (via cabo). 

Programação

A 55ª Assembleia Geral da CNBB iniciará no dia 26, às 7h30, com uma missa no Santuário Nacional de Aparecida. A cerimônia de instalação da AG acontecerá no mesmo dia, às 9h15, no auditório do Centro de Eventos Padre Vítor Coelho e será aberta à imprensa.
Todos os dias, exceto no domingo, dia 30, serão celebradas missas com laudes, das 7h30 às 8h45, no Santuário Nacional de Aparecida. Haverá transmissão ao vivo pelas emissoras católicas de rádio e televisão. 
Os trabalhos da Assembleia serão desenvolvidos em quatro sessões, sendo duas pela manhã (9h15 às 12h45) e duas à tarde (15h40 às 19h30). 
As entrevistas coletivas acontecerão sempre às 15h, na Sala de Imprensa do Centro de Eventos, com a presença de três bispos designados pela Presidência da Assembleia. O porta-voz será o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, dom Darci Nicioli.
O retiro dos bispos iniciará no dia 9 de abril, às 15h30, e terminará no domingo, 10, às 11h30, com uma missa no Santuário de Aparecida. O pregador será o abade trapista Dom Bernardo Bonowitz, OCSO. 
Haverá uma celebração Ecumênica no dia 2 de maio, recordando os 500 anos da Reforma Protestante.
Na quinta-feira, dia 4 de maio, será realizada uma Sessão Mariana, em comemoração pelos 300 anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida e 100 anos das Aparições de Fátima.
A cerimônia de encerramento da Assembleia será realizada no Centro de Eventos, no dia 5 de maio, às 10h30.  
Fonte: CNBB

Nenhum comentário: