segunda-feira, 6 de março de 2017

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



06/03/2017 - 2ª. Feira I semana da Quaresma   

– Levítico 19, 1-2.11-18 - “A santidade é um mandamento do Senhor”

Nesta leitura, por meio de Moisés o Senhor nos dá uma ordem para que sejamos santos, assim como Ele é Santo! Se, fomos criados à Sua imagem e semelhança temos de manifestar na terra a Sua santidade, por isso, Ele nos ordena: “sede santos”! A santidade, pois, não é uma opção nossa, mas um mandamento do Senhor que precisa ser cumprido para a nossa própria felicidade. Ser santo é, portanto, o nosso desígnio, porém requer muitas particularidades, assim sendo, somente com o nosso próprio Criador é que apreendemos a como viver na santidade. Muitas vezes nos perguntamos uns aos outros, o que devemos fazer para ser santos (as), ou no que consiste a santidade. A nossa santidade se revela por meio das nossas ações em relação aos nossos irmãos. A santidade é justiça, é bondade e assim como o Senhor falou àquele povo por intermédio de Moisés, fala também hoje a nós, através da Sua Palavra. Faça a leitura desse trecho com muita atenção e perceba no que você tem falhado ou acertado, conforme os ensinamentos do Pai: furtar (?), mentir (?); jurar falso (?); explorar o próximo (?); reter o pagamento de alguém (?); amaldiçoar e pôr tropeço diante dos que são deficientes (pecadores) (?); cometer injustiças, protegendo o pobre ou prestigiando o poderoso (?); maledicência, murmuração, conspiração, calúnia, ódio no coração, ser condizente com a culpa do outro, vingança, guardar rancor. Finalmente, o resumo de tudo: ‘ VOCÊ ESTÁ AMANDO O PRÓXIMO COMO A SI MESMO (A)?

Salmo 18 – “Ó Senhor, vossas palavras são espírito e vida!”

O Senhor Deus é fonte de sabedoria para nós, portanto é a origem da nossa santidade. Sua lei, Seus preceitos, Seu testemunho, Suas obras, Seus julgamentos, Seus mandamentos são perfeitos e nos dão a direção certa no caminho de volta para a nossa Casa, a Casa do Pai. Portanto, o cantar dos nossos lábios e a voz da nossa alma dão testemunho ao mundo de tudo o que Ele é.

Evangelho – Mateus 25, 31-46 – “O termômetro de Deus é o amor

Precisamos tomar consciência enquanto é tempo, de que todos nós estamos destinados à eternidade, ou para a vida ou para a morte! O próprio Jesus nos adverte de que irá voltar e reunir os povos da terra diante dele e, aí então, fará distinção entre os benditos do Pai e os malditos, os felizes e os infelizes. O parâmetro para esta escolha tem como primícias ter ou não vivido segundo o Evangelho, cumprindo o mandamento do amor e agindo conforme o que Ele nos ensinou. De nada valerá o que fizermos somente em prol da nossa própria subsistência, conforto e qualidade de vida. O termômetro de Deus é o amor concretizado em ações. Aqueles (as) que não seguiram os seus ensinamentos e desprezaram os pobres, doentes, nus, estarão predestinados a um castigo eterno. Aqueles, porém, que deram atenção aos encarcerados, nus, famintos, enfermos, embora não fossem os da sua própria casa, receberão a herança dos justos. A herança que o Senhor nos promete é uma vida eternamente perto de Deus, junto a Ele no paraíso, para o qual fomos criados. Obter a vida eterna é viver plenamente na perfeição da santidade. Jesus nos dá o roteiro para que possamos perseguir esta perfeição enquanto vivemos aqui. Cada orientação que Jesus nos dá é um aprendizado para que caminhemos passo a passo rumo ao céu. Não podemos dizer que não conhecemos a receita nem o caminho porque o próprio Jesus nos dá todas as dicas, antecipadamente. Perseguir a santidade é perseguir a vivência do amor com os nossos irmãos e irmãs, mesmo que sejam eles os piores e os mais marginalizados do mundo. Leia muitas vezes esse Evangelho e pergunte a você mesmo (a) qual o lugar em que você se posicionaria se Jesus viesse hoje: à esquerda ou à direita Dele? - O que Jesus diria para você se Ele

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: