sábado, 4 de março de 2017

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



04/03/2017 – Sábado depois das cinzas

– Isaías 58, 9-14 – “ uma luz nascerá nas trevas!”

“Se destruíres os instrumentos de opressão, os hábitos autoritários e a linguagem maldosa”; “se acolheres de coração”; Sempre existirá um “se”, como condição para que haja o bem e não o mal. O profeta Isaías nos apresenta as condições para que possamos desfrutar da herança dos justos. Assim sendo, todos os “ses” que ele nos expõe são ações que nos levam a uma conversão verdadeira e, consequentemente, a uma vida frutuosa na construção de um mundo melhor. Todas as coisas boas podem acontecer conosco desde que também as nossas ações sejam boas. Depende de cada um de nós e das nossas intenções o avanço da nossa existência para que se realize o Plano de Deus. As nossas boas ações manifestam ao mundo a Luz de Deus e por meio dela poderemos tirar as trevas dos corações. Assim sendo, a leitura nos exorta a que saibamos dar ao Senhor o lugar que é Lhe é devido deixando de lado os negócios, as atividades e as conversações fúteis, quando for o dia a Ele consagrado. Por conseguinte, é dando a Deus o que é de Deus e ao mundo o que é do mundo que podemos nos tornar homens e mulheres ajustados (as) ao plano do Pai e recebermos a herança dos justos. – Como têm sido as suas ações nos seus relacionamentos familiares e sociais? – Você tem falado “mal” de alguém? – Você se sente no direito de humilhar as pessoas mais simples, mais pobres? – Se você melhorar você acha que o mundo também irá melhorar?

Salmo 85 – “Ensinai-me os vossos caminhos e, na vossa verdade, andarei!”

Precisamos sempre estar suplicando ao Senhor que a Sua verdade nos oriente na nossa caminhada. Não podemos querer prosseguir sozinhos (as) no nosso dia a dia, mesmo que estejamos bem de saúde, de dinheiro, de amizades. Sempre seremos seres dependentes do auxílio e da proteção do Senhor que nos fez e nos criou. Confiando na bondade de Deus, devemos a todo o momento invocar o Seu nome porque sem Ele seremos sempre além de pobres, infelizes.

Evangelho – Lucas 5, 27-32 – “ Jesus chama os pecadores!”

Jesus se agradou de Levi um cobrador de impostos, pecador público, com a fama de explorador dos pobres e de ladrão, a ponto de chamá-lo para que O seguisse. Jesus não olhou para o pecado de Levi, mas para alguém que precisava de perdão e de conversão. A mentalidade de Jesus não era conforme o que pensam os homens aqui em baixo. Era a mentalidade do céu!
Se compararmos as ações de Jesus em relação aos pecadores com as nossas reações diante do pecado dos nossos irmãos, verificaremos que ainda estamos muito longe de ser cristãos!
Quando seguimos as concepções do mundo e de como a maioria das pessoas pensa e age, a Palavra de Deus nos confunde, pois fala justamente o avesso do que estamos acostumados a ouvir. Neste Evangelho Jesus nos esclarece e ensina que a Sua Missão tem uma finalidade muito diversa daquela que muitas vezes nós alcançamos. Por isso, Ele continua a nos dizer que não veio chamar os justos, mas os pecadores e é a estes que Ele procura. Precisamos, pois nos reconhecer pecadores para que Jesus também nos diga: “segue-me” Então, Ele nos dará oportunidade de conversão e de vida nova. Mesmo que sejamos os piores pecadores e pecadoras, Jesus nos vê e nos chama. Levi atendeu prontamente ao chamado de Jesus e O seguiu. Em virtude da sua atitude de acolhimento ao chamado de Jesus, ele pôde recebê-Lo para um grande banquete na sua casa e convidando, justamente, os que mais precisavam de ajuda. Ele não procurou outras pessoas para que Jesus pensasse ser ele “gente boa”, mas sim, os que estavam doentes como ele e necessitados de cura. Quanto mais doente, isto é, quanto mais pecador for alguém, maior será o perdão e a sua cura. Jesus nos diz: “os que são sadios não precisam de médicos, mas sim os que estão doentes!” Quanto mais reconhecermos a nossa enfermidade mais teremos a Jesus como médico da nossa alma e conseguiremos a cura do nosso coração. A nossa necessidade de conversão é perene e nunca podemos nos contentar com o que já progredimos. A cada dia precisamos ouvir o chamado de Deus. Necessitamos recebê-Lo na nossa casa e sentarmo-nos na mesa com Ele, juntamente com aqueles com os quais convivemos. - Você também se considera, doente, necessitado (a) de salvação e de cura? – Você já experimentou levar Jesus para sua casa e apresentá-Lo à sua família e aos seus amigos? – Os seus amigos são também doentes como você? – Há alguém que você conheça que é considerado pelo mundo como um caso sem jeito? Convide-o para cear com Jesus na sua casa.

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: