segunda-feira, 27 de março de 2017

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



27/03/2017 - 2a. Feira IV semana da Quaresma

– Isaías 65, 17-21 – “para assumir uma vida nova na graça”

“Coisas passadas serão esquecidas, não voltarão mais à memória”, é a promessa do Senhor para nós, hoje! A mensagem de Isaías é dirigida, hoje, a todos nós que voltamos para Deus o nosso coração cheio de expectativa, esperando receber o perdão pelas nossas faltas a fim de assumir uma vida nova na graça. Este também é um tempo de esperança e de otimismo para se edificar uma nova realidade, uma nova maneira de encarar a vida, assumindo a missão de filhos e filhas de Deus, comprometidos com a Sua Palavra. Novos céus e nova terra são o estágio de alegria e exultação do homem que é perdoado dos seus pecados, que se apossa da misericórdia do Senhor e acolhe a salvação que Deus lhe preparou desde toda a eternidade. O Senhor nos promete também fazer de nós um povo cheio de alegria e mais ainda, Ele nos garante que nunca mais se ouvirá a voz do nosso pranto e o nosso grito de dor. É neste “clima” que o Senhor quer que nós, seus filhos, vivamos: sem pranto nem dor e é essa a Pátria que o Senhor preparou para nela construirmos nossas casas, plantar e colher seus frutos. Todo este cenário expressa para nós a nossa vida interior quando resolvemos nos deixar converter ao Senhor e provamos da Sua graça e benção. Não existe o peso da idade porque dentro de nós há a motivação do amor de Deus que nos leva a caminhar sem cansaço com os olhos voltados para o alto recebendo as graças do céu. Da mesma forma, permanecem a harmonia e a compreensão nos nossos relacionamentos e os nossos dias serão venturosos. Que possamos nos apossar desta mensagem e propagá-la através do nosso testemunho de fé nas promessas do Senhor. – Esta palavra faz o seu coração arder? - Como você acha que poderá viver esta promessa de Deus aqui na terra? - O que precisa acontecer para que isto seja uma realidade? O que depende de você? – Para você o que poderá significar “novos céus e nova terra”?

Salmo 29 – “Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes!”

O perdão do Senhor para nós é como uma fonte de amor que nos faz louvá-Lo com alegria e cantar salmos de louvores. Quando nós realmente suplicamos ao Senhor que nos perdoe e nos salve, Ele transforma o nosso pranto em uma festa. O Senhor retira a nossa alma dos abismos em que nós caímos e nos salva quando estamos já morrendo. A Sua providência vem na hora em que nós estamos precisando e, se à tarde vem o pranto visitar-nos, de manhã vem saudar-nos a alegria.

Evangelho – João 4, 43-54 – “Jesus está esperando de nós o sinal da FÉ”

Os habitantes de Cafarnaum duvidavam do segundo milagre de Jesus por Ele ser “de casa”. Os galileus precisavam de sinais e de testes para poder acreditar em Jesus. Neste contexto, aquele funcionário do rei fez toda a diferença porque acreditou na palavra de Jesus e voltou confiante para casa a fim de reencontrar-se com o seu filho, vivo. A fé na promessa de Jesus, pela Sua palavra empenhada, foi motivação para que aquele homem visse a sua vida e a vida da sua família transformada. Tudo aconteceu da melhor forma possível! Jesus está esperando de nós o sinal da FÉ para poder realizar os prodígios e os milagres de que necessitamos na nossa vida. Nós também precisamos que tudo aconteça da melhor forma possível e Jesus também diz para cada um de nós: “Podes ir teu filho está vivo”. O filho poderá ser algo muito precioso pelo qual estamos esperando, no entanto, nos acomodamos sem dar o passo necessário para que as coisas aconteçam. Ou poderá ser também uma decisão importante que precisamos tomar a fim de que o milagre aconteça. Precisamos dar o passo, Jesus está nos instruindo e garantindo. A Palavra Dele se cumpriu na vida daquele homem, por isso, ele abraçou a fé juntamente com toda a sua família. Quantos milagres nós precisamos que aconteçam na nossa vida e não os alcançamos porque NÃO ACREDITAMOS! PRECISAMOS DE SINAIS! E estamos perdendo tempo precioso sem perceber que Jesus vive no meio de nós e que assim como curou o filho do funcionário do rei tem poder também para nos curar hoje e alcançar para nós os milagres que tanto desejamos! Precisamos abraçar a fé em Jesus e dar testemunho dela dentro da nossa casa para que as Suas maravilhas também aconteçam na nossa família. - Qual o milagre que você precisa que aconteça na sua vida? - Você “acha” difícil isto acontecer? - Você está esperando fazer boas obras para receber os presentes de Jesus? - Peça a Jesus com fé e assim mesmo do jeito que você está, do jeito que você é, Ele também o atenderá e dirá: “Podes ir, teu filho está vivo”!

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: