segunda-feira, 20 de março de 2017

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


20/03/2017 – 2ª feira - São José

- 2 Samuel 7,4-5.12-14.16 - “Jesus é descendente de Davi por parte de José”

Ao longo dos tempos, por meio dos profetas Deus foi se manifestando aos reis e à sua descendência revelando os Seus planos para o povo de Israel e, por conseguinte, para toda a humanidade. Nesta leitura a palavra do Senhor é dirigida por meio de Natã, a Davi, quando lhe prometeu um descendente, o qual confirmaria a sua realeza e construiria para Ele o Templo firmando para sempre o seu trono real. Primeiramente, a promessa de Deus a Davi foi realizada em Salomão, depois, configurou-se ao longo das gerações e se completou em Jesus, filho de Maria, esposa de José, o qual era da descendência de Davi. Vemos, portanto, que Jesus é descendente de Davi por parte de José seu pai adotivo. A obra do Senhor, por conseguinte, nunca para, nem em uma família, na comunidade nem na Igreja. E para nós é muito bom saber que a nossa linhagem não vai ser interrompida quando não mais estivermos aqui. Ao longo de todos os tempos Deus escolherá pessoas de fé para que executem os seus projetos. Ele já sabe com quem contará para realizar a Sua obra e levá-la adiante. O trono de Deus está firme para sempre através de nós e de outros que virão. As Suas promessas também se cumprem em nós, pois a Sua Palavra é eterna. Por isso, o Senhor hoje também promete abençoar a nossa descendência, ser um pai zeloso e firmar para todos nós, um trono real. Não podemos desacreditar! – Você considera as promessas de Deus também para si? – Você tem consciência disso? - Acolha para você hoje essa promessa de Deus e peça ao Espírito Santo o entendimento para perceber como isto pode acontecer na sua vida. - Você já recebeu algum encargo de Deus? Assuma-o como um filho!

Salmo 88 – “Eis que a sua descendência durará eternamente!”

O amor de Deus é garantido para sempre e a sua lealdade é tão firme como os céus. Nisso nós precisamos nos apoiar: Deus fez conosco uma aliança de amor para sempre aqui na terra através de nós e daqueles que nos precederem.

2a. Leitura – Romanos 4,13.16-18.22 – “ Abraão creu em Deus contra toda a humana esperança


“É em virtude da fé que alguém se torna herdeiro”, diz São Paulo, portanto, a nossa fé é o parâmetro para que sejamos também, considerados descendentes de Abraão a quem Deus dirigiu a promessa. Abraão creu em Deus contra toda a humana esperança e, por isso, recebeu uma descendência numerosa. Em consequência disso, todo aquele que tem fé pode se considerar filho de Abraão e receber a herança prometida por Deus. A condição de herdeiro é uma graça, um dom gratuito de Deus e uma virtude da fé. A fé em Jesus é também o documento imperioso para que sejamos admitidos como filhos de Deus. Sem a fé em Jesus não há filiação divina, pois a atitude de fé nos é creditada como justiça e justo é quem tem fé. Por isso, a promessa de Deus continua valendo para nós até hoje através dos tempos e das gerações. Aqueles que acreditam na promessa de Deus para si, tornam-se como Abraão e como José, testemunhas da fé e serão como um pai para aqueles a quem querem atrair para o Senhor. Assim também, eles tornar-se-ão seus herdeiros. Somos pais de muitos povos na medida em que damos testemunho, contra toda a perspectiva humana, da fé que temos nas promessas de Deus. Mesmo contra toda a esperança humana nós precisamos manter na fé n’Aquele que nos providencia todas as coisas a todo o momento. - Você se considera descendente de Abraão? Por quê? - A quem você tem atraído
para Deus através da sua fé e do seu testemunho? Se assim for, você poderá estar certo (a) de que este alguém é seu (sua) herdeiro (a) espiritual.


Evangelho– Mateus 1,16.18-21.24 - “ José é exemplo para os pais”


Justo é o homem que se ajusta à vontade de Deus e não reluta em obedece-Lo quando é convocado, mesmo que isto lhe seja custoso. Por isso foi que José não questionou quando o anjo que lhe apareceu em sonho e o instruiu a receber Maria como sua esposa. Diante da convocação que Deus lhe fez por meio do anjo, em sonhos, ele voltou atrás na sua decisão. Podemos observar também que José era um homem que tinha intimidade com Deus e conhecia os passos do seu Senhor, por isso conseguiu tomar uma decisão tão grave e radical. Ele é exemplo para os pais, porque cumpriu sua missão segundo o projeto de Deus deixando de lado o seu plano de vida pessoal. Assim, portanto ele também colaborou no plano de Deus para a humanidade. Nós podemos nos considerar também, homens e mulheres justos, quando acolhemos e obedecemos ao chamado de Deus para cooperar com o Seu Plano de salvação. Embora não sejamos os primeiros ou mais ilustres podemos também participar do sonho de Deus, pois, somos descendentes de Davi e herdeiros das promessas do Senhor a Abraão. - Para você é difícil ajustar-se à mudanças de plano - Você acha que o sacrifício de José valeu a pena? - Tem valido a pena para você abdicar de algum projeto seu em favor de fazer a vontade de Deus? – Você se sente importante na execução dos projetos de Deus aqui na terra?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: