quarta-feira, 1 de março de 2017

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

01/03/2017 - 4ª. Feira de cinzas

- Joel 2, 12-18 – “tempo de reflexão e conversão!”

O tempo da Quaresma nos é propício para o arrependimento de nossos pecados, tempo de voltar atrás e refletir no que precisa ser mudado na nossa vida a fim de que estejamos mais próximos de Cristo. Precisamos tomar consciência de que há um caminho a percorrer de volta que exige de nós sacrifício e luta. As coisas não acontecem como passe de mágica nem de uma hora para a outra, por isso, para nós, às vezes, é difícil reatar o fio da meada. Precisamos, pois, fazer um esforço para que o nosso corpo seja purificado e o nosso espírito domine a nossa humanidade. Para isso, as leituras nos sugerem uma verdadeira reviravolta nos nossos pensamentos, palavras e ações. O profeta Joel nos conclama a um arrependimento sincero, não só de fachada, mas de coração contrito reconhecendo o nosso pecado pedindo o perdão de Deus em qualquer situação na qual estivermos. Não podemos deixar de acolher o Seu perdão e a Sua graça, pois Ele está nos chamando para os Seus braços. Chorar, rasgar o coração, tocar trombeta, são gestos simbólicos que expressam o sincero arrependimento e o propósito de não mais ofender a Deus. O Senhor está sempre pronto a nos dar uma nova chance derramando a Sua misericórdia sobre nós. E mesmo que sejamos os (as) maiores pecadores (as), não podemos deixar passar esta oportunidade, pois Ele é benigno, compassivo e misericordioso na hora em que voltamos para Ele. Portanto, vivamos este tempo na fidelidade da Palavra e no propósito de não mais pecar e seremos ressuscitados com Cristo para uma verdadeira felicidade. Que nós também toquemos a trombeta, façamos o jejum que nos convém e chamemos todo o povo, da nossa família, da nossa comunidade para vivermos uma Quaresma em ação de Unidade e de Amor, preparando o coração para o grande dia da Ressurreição do Senhor. - Você tem o coração amargurado pelo pecado? – Aproveite a chance que o Senhor lhe dá: - Faça a sua oração de arrependimento hoje, por tudo o que pesa, tudo o que oprime o seu coração. – Literalmente rasgue o coração diante do Senhor: Ele é paciente e cheio de misericórdia.

Salmo 50 – “Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos “

Reconhecer o nosso ser pecador e suplicar a misericórdia de Deus é o objetivo deste salmo. Ele nos faz baixar até o máximo da nossa soberba e pretensão para nos apropriarmos do perdão de Deus que cria em cada um de nós um coração puro, um espírito decidido a não pecar. Ele não nos remete apenas ao arrependimento, mas principalmente, ao propósito de não mais pecar. Só assim poderemos ter de novo a alegria de sermos salvos (as).

2ª. leitura – 2 Coríntios 5, 20-6,2 – “Deixemo-nos reconciliar com Deus”

A justiça de Deus se concretizou em nós quando Jesus Cristo se entregou em nosso favor, pois, Ele, que não cometeu pecado foi feito pecado para que nos tornemos justiça de Deus. Portanto, não podemos deixar passar em vão a graça que temos hoje de nos apossar da salvação de Jesus com o espírito arrependido e contrito. “É agora o dia da salvação”, “Deixai-vos reconciliar com Deus”, nos diz São Paulo. Deixemo-nos, pois reconciliar com Ele que no momento favorável nos ouve e nos socorre no dia da salvação. Somos colaboradores de Cristo, somos Seus embaixadores, por isso, peçamos a Ele que nos conceda um sentimento de contrição e perseverança durante a quaresma e possamos rasgar o nosso coração para crescer espiritualmente e acolher a graça de Deus. AGORA é o momento favorável, e o dia da salvação, é HOJE! – Você tem se deixado reconciliar com Deus ou tem recebido a Sua graça, em vão? – Você já percebeu que o Senhor está querendo reconciliar-se e espera a sua manifestação? – Você já se apossou da salvação que Jesus veio lhe trazer? – Você se considera colaborador (a) de Cristo nessa grande obra?

Evangelho – Mateus 6, 1-6. 16-18 – “a nossa recompensa virá do céu”

Toda ação que praticarmos de coração terá a sua consequente recompensa. Portanto, não podemos fugir do crivo de Deus, pois Ele conhece tudo o que há escondido dentro do nosso coração! Quando damos esmola, oramos ou jejuamos nada lhe passa despercebido. Neste Evangelho Jesus se refere aos hipócritas como aqueles que dão esmola, oram e jejuam, somente para serem elogiados, vistos e admirados pelos “homens”. Fazer para aparecer é não fazer por amor. O jejum, a oração e a esmola são exercícios que edificam a nós próprios porque são atos concretos que devem ser regidos pelo nosso coração e não pelo nosso exterior. Jesus nos adverte: “Ficai atentos para não praticardes a vossa justiça na frente dos homens, só para serem vistos”. Por isso, não nos compete propagá-las nem as alardear esperando receber o prêmio aqui na terra porque assim fazendo, já estaríamos sendo reconhecidos (as) pelos homens e não por Deus. O fato de sermos vistos, admirados, elogiados, afagados, constitui-se numa necessidade da nossa carne fraca. Se não estivermos atentos (as), viveremos sempre esperando receber elogios, aplausos pelas nossas iniciativas e ficaremos tristes quando não nos aclamarem. Do contrário, se nos deixamos recompensar somente por Deus as nossas obras, mesmo que não sejam vistas pelos homens, têm perfume agradável e sobem aos céus em forma de louvor. Para nós, portanto, é providencial neste tempo de Quaresma o exercício da oração, do jejum e da esmola, pois são meios que nos exercitam e nos levam a uma verdadeira intimidade com o Senhor.
- O que você prefere: agradar a Deus ou aos homens? -Quando você faz alguma boa ação se preocupa em que todos saibam? – Qual é a sua atitude quando está jejuando? – Você gosta de provocar elogios? – As pessoas costumam elogiá-lo (a)? Como você se sente quando isso não acontece?

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: