sábado, 18 de março de 2017

FALECEU O CARDEAL MILOSLAV VLK, ARCEBISPO EMÉRITO DE PRAGA



Faleceu neste sábado, 18 de Março, em Praga, o Cardeal Miloslav Vlk. Tinha 84 anos de idade. Estava doente de cancro. Num telegrama enviado ao arcebispo de Praga, D. Domininik Duka, o Papa Francisco manifesta o seu pesar e recorda com admiração a tenaz fidelidade do Cardeal Miloslav a Cristo, não obstante as privações e as perseguições contra a Igreja e de que sofreu durante o regime comunista no país.  O Papa Francisco recorda também a fecunda e múltipla actividade apostólica do Cardeal Miloslav animada pelo desejo de testemunhar a todos a alegria do Evangelho. O Papa sublinha ainda que ele  promoveu uma autentica renovação eclesial fiel e sempre dócil às aspirações do Espírito Santo.
Ordenado sacerdote em 1968, Miloslav Vlk, foi perseguido durante o regime comunista na Checoslováquia. Obrigado a exercer clandestinamente o seu ministério, vivia limpando vidros no centro de Praga. Com a chamada revolução de veludo e a queda do comunismo em 1989, a sua vida muda. Em 1991, o então Papa João Paulo II nomeou-o Bispo de Praga e em 1994 criou-o Cardeal. Mas ele continuou a ser uma pessoa simples e próxima das gentes. Partilhava do Movimento dos Focolares, fundado por Chiara Lubich. Em Setembro de 2009 acolheu Bento XVI em Praga.
Foi Presidente da CCEE (Conselho das Conferências Episcopais da Europa) de 1993 a 2001. 
Era arcebispo emérito de Praga desde 2010. 
Com a morte do Cardeal Vlk o número de cardeais do Colégio Cardinalício desce para 244, 117 dos quais eleitores e 107 não eleitores. (DA) (from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: