domingo, 19 de fevereiro de 2017

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


19/02/2017 - VII Domingo do Tempo comum

– 1ª. Leitura - Levítico 19, 1-2 . 17-18 - “o grande mandamento”

Hoje também o Senhor se dirige a nós, através da Sua Palavra e nos convoca a assumir nosso desígnio de santidade. O próprio Deus na Sua infinita justiça e misericórdia é quem nos dá o motivo pelo qual todos nós devemos buscar a santidade: Porque ELE É SANTO! Só por isso! Se nós desejamos um dia encontra-Lo, se para isso, fomos gerados à Sua Imagem e Semelhança, podemos então, perceber que temos em nós todas as condições para que também sejamos santos. Ao mesmo tempo que o Senhor instrui a Moisés dando a receita para que sejamos santos, Ele também nos esclarece que a santidade consiste no amor de Deus vivendo em nós e se espalhando no mundo através de nossas ações e relacionamentos. Deste modo, Ele nos direciona, 1) não fomentar ódio no coração contra ninguém; 2) quando tivermos alguma queixa contra alguém em vez de nos encolerizarmos e ficarmos ressentidos devemos chamar a atenção dessa pessoa com brandura para que não nos tornemos culpados pelo seu pecado; 3) a não procurar vingança contra ninguém nem tampouco guardar rancor nos nossos corações. E, finalmente, Ele nos dá o grande mandamento: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo!”. O que nos tira do caminho da santidade é justamente o nosso pecado contra os nossos semelhantes, pois ele ofende a Deus porque atinge o nosso próximo. Faça a leitura desse trecho com muita atenção e perceba no que você tem falhado ou acertado, conforme os ensinamentos do Pai: furtar (), mentir (); jurar falso (); explorar o próximo (); reter o pagamento de alguém (); amaldiçoar e pôr tropeço diante dos que são deficientes (pecadores) (); cometer injustiças, protegendo o pobre ou prestigiando o poderoso (); maledicência, murmuração, conspiração, calúnia, ódio no coração, ser condizente com a culpa do outro, vingança, guardar rancor. Finalmente, o resumo de tudo: ‘ VOCÊ ESTÁ AMANDO O PRÓXIMO COMO A SI MESMO (A)?

Salmo 102 – “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, pois ele é bondoso e compassivo”

Quando bendizemos o Senhor de coração, a nossa alma se expande e se regozija porque acolhe a Sua misericórdia e o Seu perdão. Uma alma convencida da bondade do Senhor supera todo obstáculo que o pecado lhe impõe, porque confia e sabe que Ele é indulgente, é favorável, é paciente, bondoso e compassivo. Deus não está sempre a olhar o nosso pecado, mas sonda o nosso coração e vê a nossa disposição para acolher a Sua vontade na nossa vida.

2ª. Leitura – 1 Coríntios 3, 16-23 – “tudo que temos e somos, pertence a Jesus Cristo

A ação do Espírito Santo em nós nos conscientiza de que somos santuários de Deus, por isso, pertencemos a Ele e somos configurados a Jesus Cristo, Seu Filho. Precisamos, pois, estar atentos para que não confundamos santidade com sabedoria do mundo. A santidade é obra do Espírito Santo de Deus que mora em nós e não depende da nossa inteligência, perspicácia, esperteza e habilidade como pregam as cartilhas do “como fazer sucesso e ser feliz”, do mundo. Não podemos nos iludir querendo prosperar e ter sucesso naquilo que o mundo prega como sabedoria, pois assim estaríamos dando prova de insensatez diante Deus como fala a Sua Palavra. Todavia, não nos basta somente saber disso, mas verdadeiramente viver, porque o “Senhor conhece os pensamentos dos “sábios” e sabe que são vãos.” Damos prova de que realmente vivemos de acordo com o saber de Deus, quando exercitamos no nosso dia a dia a confiança, a dependência da Sua ação gloriosa, na certeza que tudo que temos e somos, pertence a Ele. Jesus Cristo pagou com o Seu Sangue o nosso direito de pertença a Deus e não precisamos ser subservientes a homem algum pondo nele a nossa glória, mesmo que este venha em nome de Deus. Somos santuários de Deus, trazemos em nós a marca do Batismo que nos insere no grande mistério da Redenção, por isso, podemos afirmar com convicção que “somos de Cristo e que Cristo é de Deus”! – Você tá lembrado (a) de que é santuário de Deus? – Você tem revelado ao mundo que Cristo habita no seu coração e que pertence a Ele? – Você tem dado provas de que a sabedoria de Deus é quem lhe motiva?
– Você tem seguido as cartilhas do mundo que nos doutrinam a adquirir sucesso e fama? - Você admira as pessoas que pregam o Evangelho pela sua inteligência e eloquência ou porque são instrumentos de Deus?

Evangelho – Mateus 5, 38-48 – “a sabedoria de Deus se distancia da “sabedoria do mundo”

Jesus nos revela claramente que a sabedoria de Deus se distancia da “sabedoria do mundo” que os antigos, naquele tempo, acreditavam fosse a vontade de Deus. De alguma forma Jesus hoje nos convida a andar na contra mão do mundo quando expõe para nós o pensamento de Deus, que é perfeito e poderoso no amor. Assim, pois Ele nos recomenda, a esquecer das afrontas e perseguições e a mostrar o contrário da ação da qual fomos vítima, respondendo o mal com o bem; a não fincar pé para reivindicar direitos, não dar valor às coisas que passam, mas aproveitar o tempo para angariar a amizade das pessoas. E para que sejamos parecidos com o Pai que nos criou Ele nos dá a chave: “amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!” Diante do exposto, precisamos esquecer tudo o que nos ensinaram desde a infância quando fomos motivados a enfrentar quem é malvado, a revidar as afrontas e a fazer questão por tudo o quanto quisessem tirar de nós. Perante a Palavra de Jesus nós nem podemos argumentar, pois se desejamos ser filhos e filhas de Deus e ter os direitos que essa honra nos confere, precisamos ser também perfeitos e poderosos no Seu Amor. Quando conseguirmos fazer a experiência de amar os inimigos e rezar por eles, com certeza, nós estaremos libertos da escravidão ao pecado da rebeldia a Deus. Jesus não nos pede algo impossível, pois o Espírito Santo é o agente de toda transformação do nosso ser. Somo chamados a amar, não necessariamente a gostar ou admirar, e o amor é uma ação do Espírito Santo vivendo em nós e se manifestando através de nós. – Você já consegue dar a outra face quando alguém o ofende? – O que você entende por dar a outra face? – Você tem aberto algum processo contra alguém quando o expõe ao crivo dos outros, pelos seus comentários? – Você quer se parecer com Jesus?

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: